Aula 1 :: 17 de fevereiro de 2011
Apresentação dos alunos.
Apresentação da disciplina, avisos gerais e sistema de avaliação.
Conceitos discutidos:
Imagem, meios e corpo (Belting)
Imaginário (Durand)
Processos de criação (Deleuze e Salles)
Obras citadas:
BELTING, Hans (2005). “Image, Medium, Body: A New Approach to
Iconology.” In: Critical Inquiry 31 (Winter 2005). University of
Chicago. P.302-319. Disponível em:
http://bit.ly/hVdXX6
Acesso em: 12/02/2011.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly (1999) A descoberta do fluxo: a psicologia do
envolvimento com a vida cotidiana. (Tradução: Pedro Ribeiro). Rio de
Janeiro: Rocco.
DELANDA, M. ( 2001). Open-Source: A Movement in Search of a
Philosophy.(presented at the Institute for Advanced Study). Princeton,
New Jersey. Disponível em:
http://bit.ly/5wmM98
Acesso em:
12/02/2011.
DELEUZE, G. (1992). Conversações. (Tradução: Peter Pál Pelbart). São
Paulo: Ed. 34.
DURAND, G. (2002). As estruturas antropológicas do imaginário.
(Tradução: Hélder Godinho). São Paulo: Martins Fontes.
GRUZINSKI, Serge (2003). A colonização do imaginário – Sociedades
indígenas e ocidentalização no México espanhol. Séculos XVI-XVIII.
(Tradução: Beatriz-Perrone Moisés). São Paulo: Companhia das Letras.
GRUZINSKI, Serge (2006). A guerra das imagens: de Cristóvão Colombo a
Blade Runner (1492-2019). (Tradução: Rosa Freire d'Aguiar). São Paulo:
Companhia das Letras.
LAPASSADE, Georges (1977). Grupos, Organizações e Instituições.
(Tradução: H.A. A. Mesquita). Rio de Janeiro: Francisco Alves.
(Trabalho original publicado em 1974).
SALLES, C. A. (2006). Redes da criação: construção da obra de arte.
Vinhedo: Ed. Horizonte.
Para próxima aula, ler:
PAZ, Octavio. Sobre a crítica. Revista Confraria, Nº 25. Disponível
em: http://bit.ly/ap8zXB
Acesso em: 02/02/2011.
Apresentação da disciplina, avisos gerais e sistema de avaliação.
Conceitos discutidos:
Imagem, meios e corpo (Belting)
Imaginário (Durand)
Processos de criação (Deleuze e Salles)
Obras citadas:
BELTING, Hans (2005). “Image, Medium, Body: A New Approach to
Iconology.” In: Critical Inquiry 31 (Winter 2005). University of
Chicago. P.302-319. Disponível em:
http://bit.ly/hVdXX6
Acesso em: 12/02/2011.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly (1999) A descoberta do fluxo: a psicologia do
envolvimento com a vida cotidiana. (Tradução: Pedro Ribeiro). Rio de
Janeiro: Rocco.
DELANDA, M. ( 2001). Open-Source: A Movement in Search of a
Philosophy.(presented at the Institute for Advanced Study). Princeton,
New Jersey. Disponível em:
http://bit.ly/5wmM98
Acesso em:
12/02/2011.
DELEUZE, G. (1992). Conversações. (Tradução: Peter Pál Pelbart). São
Paulo: Ed. 34.
DURAND, G. (2002). As estruturas antropológicas do imaginário.
(Tradução: Hélder Godinho). São Paulo: Martins Fontes.
GRUZINSKI, Serge (2003). A colonização do imaginário – Sociedades
indígenas e ocidentalização no México espanhol. Séculos XVI-XVIII.
(Tradução: Beatriz-Perrone Moisés). São Paulo: Companhia das Letras.
GRUZINSKI, Serge (2006). A guerra das imagens: de Cristóvão Colombo a
Blade Runner (1492-2019). (Tradução: Rosa Freire d'Aguiar). São Paulo:
Companhia das Letras.
LAPASSADE, Georges (1977). Grupos, Organizações e Instituições.
(Tradução: H.A. A. Mesquita). Rio de Janeiro: Francisco Alves.
(Trabalho original publicado em 1974).
SALLES, C. A. (2006). Redes da criação: construção da obra de arte.
Vinhedo: Ed. Horizonte.
Para próxima aula, ler:
PAZ, Octavio. Sobre a crítica. Revista Confraria, Nº 25. Disponível
em: http://bit.ly/ap8zXB
Acesso em: 02/02/2011.
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