SEMIÓTICA DO ESPAÇO

PUC-SP: Pós-graduação em Comunicação e Semiótica convida seus alunos para

ATIVIDADE PROGRAMADA

SEMIÓTICA DO ESPAÇO:
NARRATIVA E NARRATIVIDADE

14, 15, 22 e 29/03 e 05/04
das 19:00 às 22:00 hs
Prédio Bandeira de Mello - Sala 500B



O professor visitante realiza missão na PUC-SP junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica com o apoio da FAPESP. A PUC-SP: FAFICLA mantém um Acordo de Colaboração Interinstitucional com a Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Sapienza. Esse acordo de colaboração foi iniciado informalmente em 2007 e oficializado em 2009. O Professor Cervelli é a terceira missão docente no COS. No bojo desse acordo estão previstas também atividades de pesquisa de estudantes nas duas Instituições conveniadas.

Cervelli realiza estudos da língua portuguesa em função do projeto de pesquisa em desenvolvimento. Assim, ele já pode compreender bem a nossa língua. As atividades em classe serão em italiano, com a ajuda de nossos professores e alunos fluentes no italiano em caso de dúvidas e facilitando também o contato dos discentes com o professor visitante.

Síntese da Atividade

Nos cinco encontros, o propósito é oferecer os fundamentos teóricos e os instrumentos analíticos de uma semiótica do espaço urbano, centrado nos aportes da semiótica estrutural e gerativa. A primeira parte será constituída de uma apresentação de uma série de análise de textos que tiveram como objeto principal a cidade de Roma e permitiram desenvolver reflexões do tipo metodológico. As análises referem-se a dois temas principais: i) as relações semânticas entre partes da cidade e suas dinâmicas de transformações; ii) as práticas do espaço urbano e as formas de vida.

Esse primeiro tema será desenvolvido por meio de análises sincrônicas e diacrônicas da malha urbana, considerando principalmente a progressiva construção e transformação da periferia urbana no momento em que Roma se tornou a capital do país que segue até a atualidade. A análise das relações semânticas entre as partes da cidade desembocará no discurso político, tratado como discurso estratégico de regulação do poder e das configurações urbanísticas, evidenciando os modelos semióticos subjacentes às variações do conceito de limite/fronteira da cidade e de sua articulação em partes.

Abordar-se-ão, em particular, as estratégias de inscrição dos sistemas axiológicos e modelos culturais no espaço urbano, com o objetivo de analisar semioticamente o modo pelos quais, hierarquizando-o e desorganizando-o estruturalmente, esse torna-se susceptível de manifestar uma significação intersubjetiva articulada. As análises das práticas do espaço na periferia contemporânea estão voltadas para os modos pelos quais os habitantes rearticulam as relações semânticas organizadas entre os textos arquitetônicos e autoproduzem espaços sociais, públicos e comunicativos, ressemantizando as formas arquitetônicas com base nas próprias formas de vida. A partir das reflexões de A.J. Greimas e das hipóteses teóricas da semiótica estrutural e gerativa se proporá, em paralelo ao conjunto de análises exploradas, desenvolver uma reflexão metodológica sobre a cidade considerada como texto, assim como sobre as práticas de vida na urbe com as suas específicas e gerais estruturações espaciais que a caracterizam.

O objetivo maior dos cinco encontros é, portanto, identificar os principais núcleos teóricos e as problemáticas centrais de uma análise sociossemiótica do espaço urbano. Serão examinados os problemas que se encontram nas definições e análises dos textos espaciais, a saber: 1) procedimentos de segmentação do texto; 2) aplicabilidade dos conceitos de narratividade e discursividade às práticas do espaço e à estrutura semiótica do espaço urbano; 3) pertinência da semiótica das paixões na análise do espaço urbano; 4) sincretismo textual, tradução intersemiótica e semisimbolismo; 5) análises das práticas espaciais.

A ATIVIDADE PROGRAMADA CONFERE CRÉDITOS
CERTIFICADO PARA INSCRIÇÃO até 13/03
email: sil.alencar@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apontamento e Anotações - aula 5 - 22/09

Plano de Aulas

Aulas 2_2020