ATA - AULA 1 – 18/08/2011

Profa. Dra. Lucia Leão

Disciplina: Seminário II

Nesta primeira aula foram discutidos os seguintes tópicos:

· Projeto

· Objeto

· Paradigma

Método de Estudo: para se realizar uma pesquisa é necessário criar um método de estudo, desenvolvendo processos que não estão, apenas, relacionados com o tempo cronológico, mas, tendo em vista que, o tempo é algo cíclico (repetição/ circular). Uma pesquisa pode obter muito mais êxito quando realizada com esta noção de tempo circular (que se repete).

Forma de Avaliação: A avaliação de realizada de forma contínua, processual (acompanhamento do processo durante o semestre).

Também foram estabelecidas as seguintes atividades para avaliação:

· Leitura de textos;

· Trabalhos práticos

Data final de entrega do projeto (Trabalho Final): 10 de Novembro de 2011

Em sala de aula, foi realizada uma atividade prática:

Descrição: em duplas os alunos trocavam informações pessoais e falavam sobre a pesquisa. Depois, cada aluno escreveu (sobre o outro) um texto contendo as seguintes informações: Formação acadêmica e profissional, área de atuação, outras produções? e qual é a pergunta que você pretende responder na pesquisa?

O que é um objeto de pesquisas no campo da Comunicação?

Esquema tradicional de Comunicação E – M – R ( Emissor, meio, receptor)

Hoje: Os meios de comunicação de massa tem outras estruturas de comunicação (segundo a Escola de Frankfurt, principais pensadores: Adorno, Horkheimer “A indústria Cultural”)

O que nós pretendemos estudar?

1- Meios – Foco = Materialidade

Semântico/Significados

Mensagens

2- Processo comunicativo – produção de conteúdo, processo de criação,

Cibernética, significado e recepção

Duas correntes: Teorias das mídias (Autores que são tomados como pressupostos teóricos: Kittler e Zielinsk)

Cada meio por ter materialidade ele vai propiciar mensagens (pressuposto midiático). Os meios podem ser estudados pelas teorias das mídias ou por abordagens técnicas e/ou desdobramentos.

Paradigma

1- O que é Paradigma?

Pressupostos básicos que norteiam as ações de homens, ou de um sistema.

Ex.: oposições dualistas (BEM X MAL), quando existem oposições.

· Sistema matricial (matriz) que vai organizar as coisas (organização teórica, sistematização de conhecimento)

Obs.: Cuidado com o choque de paradigmas (misturar autores “na pesquisa” que não dialogam, que são conflitantes). Autores devem dialogar de alguma forma nas pesquisas desenvolvidas.

Para aula que vem dia 25/08 serão discutidas questões sobre:

· Multidisciplinaridade

· Interdisciplinaridade

· Transdisciplinaridade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apontamento e Anotações - aula 5 - 22/09

Plano de Aulas

Aulas 2_2020