ATA - AULA 1 – 18/08/2011
Profa. Dra. Lucia Leão
Disciplina: Seminário II
Nesta primeira aula foram discutidos os seguintes tópicos:
· Projeto
· Objeto
· Paradigma
Método de Estudo: para se realizar uma pesquisa é necessário criar um método de estudo, desenvolvendo processos que não estão, apenas, relacionados com o tempo cronológico, mas, tendo em vista que, o tempo é algo cíclico (repetição/ circular). Uma pesquisa pode obter muito mais êxito quando realizada com esta noção de tempo circular (que se repete).
Forma de Avaliação: A avaliação de realizada de forma contínua, processual (acompanhamento do processo durante o semestre).
Também foram estabelecidas as seguintes atividades para avaliação:
· Leitura de textos;
· Trabalhos práticos
Data final de entrega do projeto (Trabalho Final): 10 de Novembro de 2011
Em sala de aula, foi realizada uma atividade prática:
Descrição: em duplas os alunos trocavam informações pessoais e falavam sobre a pesquisa. Depois, cada aluno escreveu (sobre o outro) um texto contendo as seguintes informações: Formação acadêmica e profissional, área de atuação, outras produções? e qual é a pergunta que você pretende responder na pesquisa?
O que é um objeto de pesquisas no campo da Comunicação?
Esquema tradicional de Comunicação → E – M – R ( Emissor, meio, receptor)
Hoje: Os meios de comunicação de massa tem outras estruturas de comunicação (segundo a Escola de Frankfurt, principais pensadores: Adorno, Horkheimer “A indústria Cultural”)
O que nós pretendemos estudar?
1- Meios – Foco = Materialidade
Semântico/Significados
Mensagens
2- Processo comunicativo – produção de conteúdo, processo de criação,
Cibernética, significado e recepção
Duas correntes: Teorias das mídias (Autores que são tomados como pressupostos teóricos: Kittler e Zielinsk)
Cada meio por ter materialidade ele vai propiciar mensagens (pressuposto midiático). Os meios podem ser estudados pelas teorias das mídias ou por abordagens técnicas e/ou desdobramentos.
Paradigma
1- O que é Paradigma?
Pressupostos básicos que norteiam as ações de homens, ou de um sistema.
Ex.: oposições dualistas (BEM X MAL), quando existem oposições.
· Sistema matricial (matriz) que vai organizar as coisas (organização teórica, sistematização de conhecimento)
Obs.: Cuidado com o choque de paradigmas (misturar autores “na pesquisa” que não dialogam, que são conflitantes). Autores devem dialogar de alguma forma nas pesquisas desenvolvidas.
Para aula que vem dia 25/08 serão discutidas questões sobre:
· Multidisciplinaridade
· Interdisciplinaridade
· Transdisciplinaridade
Comentários
Postar um comentário