Seminário de Pesquisa – Prfa. Drª Lúcia Leão - Apontamentos sobre a aula do dia 13 de outubro de 2011
A aula começa com a revisão das atividades que concluiremos durante o semestre. Até agora temos 6 atividades/textos, que são:
T1 – Texto de Apresentação do colega
T2 – Texto de apontamentos das aulas
T3 – Diário de Bordo
T4 – Texto com a aplicação dos pressupostos de Kittler
T5 – Texto crítico sobre a exposição de Joseph Beuys no Instituto Tomie Ohtake
T6 – Mapa conceitual do resumo da pesquisa
No momento seguinte a professora começou a explicar a próxima atividade, o mapa conceitual do resumo da pesquisa.
O mapa conceitual vai organizar visualmente nossos próprios projetos e assim irá nos auxiliar durante todo o percurso de trabalho. Ele tem formato de diagrama e divide por etapas e hierarquia todos os elementos da pesquisa.
Como fazer o mapa
Para começar a desenhar o mapa precisamos ter em mente quatro importantes perguntas que devemos responder sobre a nossa pesquisa:
O que?
Por que?
Para quem?
Como?
Ao tentar responder essas perguntas, estaremos definindo o objeto, o tema, os objetivos, a justificativa e a metodologia, passos necessários que devem estar presentes na pesquisa e em seu resumo.
Antes de esmiuçar o que cada uma das etapas significa ou pede, conversamos sobre o estado da arte e a postura investigativa que devemos ter na realização do trabalho. As investigações ocorrem justamente sob o estado da arte, que é o terreno que vamos percorrer.
O estado da arte é composto por conhecimentos prévios, leituras relacionadas, experiências em campo, debates com pessoas da área. É um panorama que cerca a pesquisa e que gera infinitos desdobramentos, evitando que o pesquisador estanque em dúvidas por falta de embasamento teórico.
Construção do Mapa
Para construir o mapa, vamos dividir por perguntas e categorias.
O que?
Tema: o tema é um campo já existente pelo qual escolhemos caminhar e do qual recortaremos o objeto.
Objeto: é a questão fundamental da pesquisa. Deve ser bem recortado e definido para não deixar que a pesquisa se perca na amplidão do tema. O recorte preciso depende muito da formação do estado da arte, para termos certeza do que queremos estudar.
Para uma melhor visualização do lugar do objeto, a professora mostra a teoria dos conjuntos, onde a interseção entre dois deles é o recorte do objeto.A – tema 1 (Ex: Processos de criação)
B – tema 2 (Ex: História da Arte)
Interseção de A e B – objeto (Ex: Relação palavra-imagem – pesquisa da Lia)
Por que?
Justificativa: aqui devemos apresentar os motivos que nos levaram a pesquisar determinado objeto e temos que defender a importância dessa pesquisa socialmente. Que contribuições ela traz. Nesse momento é importante diferenciar problema e problemática.
O problema é a pergunta essencial da pesquisa, ou seja, o próprio objeto. A problemática pega o problema e mostra as redes complexas envolvidas com o objeto. Ela contextualiza o objeto social e historicamente. A definição da problemática vai nos levar a entender a importância da pesquisa e responder sobre porque ela é necessária.
Como?
Metodologia ou materiais e métodos: a metodologia vai especificar o modo como iremos trabalhar em nossas pesquisas. Tudo que será feito, todas as etapas, até sua conclusão devem estar contidos aqui. A professora apresentou para compreendermos melhor, o método da Linha de Pesquisa II.
Para trabalhar com pesquisas em processos de criação são necessários os seguintes itens a serem compreendidos:
Paradigmas: pressupostos que sustentam a pesquisa.
· Campo da comunicação (fenômenos ou objetos de comunicação)
· Linha: Processo de Criação:
- teoria crítica (processo criativo)
- autor criativo (próprio processo)
- curadoria (escolha dos processos)
Teoria: áreas envolvidas (diversas)
Conceito: conceito de rede nos processos de criação
Cadernos / anotações / entrevistas
Atividade: Cada um vai fazer o mapa conceitual de sua pesquisa.
Atividade para reposição de aula: Ir à exposição do artista Joseph Beuys e escrever um texto crítico que deve ser divido nas seguintes partes nessa ordem:
1- Descrição (sem analisar ou julgar)
2- Aspectos relacionais – teorias: contextos histórico, sócio-econômico e cultural.
3- Interpretação (liberdade para julgar e avaliar)
4- Considerações finais
A exposição fica em cartaz até 30/10.
Localização: Av. Faria Lima, 201
Ao final da aula nos reunimos em grupos para discutirmos sobre o mapa focando nossas pesquisas.
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