RESUMO EXPANDIDO
1. ORDEM DOS ITENS
1.1. Itens de apresentação
TÍTULO
AUTOR
IDENTIFICAÇÃO (Nome do Orientador, Titulação (Doutorando ou
Mestrando), data início no Programa do COS, email)
IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA:
RESUMO
EXPANDIDO realizado como parte da avaliação da Disciplina do eixo fundamental:
Teorias da complexidade na comunicação: culturas e poéticas das redes
Profa.
Dra. Lucia Leão
Semestre:
2º/2016
Programa
de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
1.2. Resumo, Palavras-chave
1.3. Corpo do texto
Introdução e apresentação da questão da pesquisa, Objetivos,
Estado da Arte, Materiais e Métodos, Relações com a disciplina cursada,
Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (indicar bolsas, apoios,
etc.)
1.4. Referências
2. FORMATO
O resumo expandido deve ter no máximo oito páginas e mínimo
de cinco páginas, incluindo Texto, Tabelas, Imagens, etc. Isso significa: entre
4000 e 7000 palavras.
O formato do texto deve ser:
Fonte do texto: Arial ou Verdana
Tamanho da fonte do texto: 12
Título (corpo 14)
Proporções das margens: Margem
superior e esquerda: 3 cm ; margem inferior e direita: 2 cm ; parágrafo: 1,0cm
a partir da margem esquerda de 3 cm.
Espaçamento entre linhas: 1,5cm
Espaçamento entre Parágrafos: Dar
2 Enter; dar 1 Enter e escrever a partir do 2º Enter.
As páginas deverão ser numeradas com formatação fim da
página e no centro da página na fonte Arial 8.
As citações deverão obedecer às normas da APA ou ABNT.
Escolher um sistema e ser coerente com o sistema escolhido durante toda a
monografia.
O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras
maiúsculas, utilizando fonte ARIAL, corpo 14, em negrito, centralizado.
Não utilizar notas de rodapé no resumo expandido.
O item “Resumo” de um trabalho de “Resumo Expandido” deve
ser apresentado com parágrafo único, ter no máximo de 250 palavras, frases
curtas e assertivas com justificativa, objetivos, métodos, resultados e
conclusões do trabalho. Deverão ser iniciados imediatamente abaixo da palavra
Resumo. Não deve conter referências bibliográficas.
Em seguida ao Resumo, logo após a expressão
“Palavras-chave:”, devem ser apresentadas no mínimo, três e, no máximo, seis,
expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto
e vírgula”. É importante que essas palavras não repitam palavras presentes no
Título da monografia.
Cada seção deve conter no máximo, 1.000 (um mil) palavras.
No item Introdução é importante que o problema estudado seja apresentado de
forma clara. Em seguida, deve-se apresentar a revisão de literatura. O último
parágrafo desse grupo de texto deve apresentar os objetivos do trabalho.
O item Materiais e Métodos não deve exceder o limite de
1.000 (um mil) palavras.
A seção "Relações com a disciplina cursada" é o
ponto mais importante da monografia. Deve retratar quais foram os conceitos e
autores discutidos durante a disciplina que contribuíram para o trabalho. Esse
tópico do texto deve conter argumentos, descrever com clareza os conceitos
empregados, expor a contextualização de cada autor discutido e ser coerente com
a pesquisa do Aluno.
Todas as Imagens, Mapas, Tabelas, Ilustrações e Gráficos
devem ser identificados em sua parte inferior através de legendas. As legendas
devem conter informações completas sobre a imagem apresentadas. A ordem das
informações das legendas deve ser: nome da imagem; autoria; data; local; fonte.
Observar que fonte não é apenas o endereço de um site ou URL. Quando necessário
para o bom entendimento do texto, recomenda-se que se inclua frases
explicativas sobre a imagem apresentada.
No item Conclusões, utiliza-se o verbo no presente do
indicativo, em frases curtas, e é importante que se relacione aos objetivos
propostos. Não exceder 200 (duzentas) palavras.
No tópico referente aos Agradecimentos são recomendadas até
no máximo 50 (cinqüenta) palavras. Nessa seção é possível declarar os
agradecimentos aos órgãos que concederam bolsas e auxílios ao Projeto, às
instituições e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Projeto.
Na seção Referências Bibliográficas devem ser listados
apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome,
pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os
títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada
referência deve obedecer às normas vigentes do sistema escolhido para a
monografia. (APA ou ABNT).
Vejam exemplos e mais detalhes das regras:
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