RESUMO EXPANDIDO


 


1. ORDEM DOS ITENS

 

1.1. Itens de apresentação

TÍTULO

AUTOR

IDENTIFICAÇÃO (Nome do Orientador, Titulação (Doutorando ou Mestrando), data início no Programa do COS, email)

IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA:


RESUMO EXPANDIDO realizado como parte da avaliação da Disciplina do eixo fundamental: Teorias da complexidade na comunicação: culturas e poéticas das redes

Profa. Dra. Lucia Leão

Semestre: 2º/2016

Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

1.2. Resumo, Palavras-chave

1.3. Corpo do texto

Introdução e apresentação da questão da pesquisa, Objetivos, Estado da Arte, Materiais e Métodos, Relações com a disciplina cursada, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (indicar bolsas, apoios, etc.)

1.4. Referências


2. FORMATO

O resumo expandido deve ter no máximo oito páginas e mínimo de cinco páginas, incluindo Texto, Tabelas, Imagens, etc. Isso significa: entre 4000 e 7000 palavras.

O formato do texto deve ser:

Fonte do texto: Arial ou Verdana
Tamanho da fonte do texto: 12
Título (corpo 14)
Proporções das margens: Margem superior e esquerda: 3 cm ; margem inferior e direita: 2 cm ; parágrafo: 1,0cm a partir da margem esquerda de 3 cm.
Espaçamento entre linhas: 1,5cm
Espaçamento entre Parágrafos: Dar 2 Enter; dar 1 Enter e escrever a partir do 2º Enter.

As páginas deverão ser numeradas com formatação fim da página e no centro da página na fonte Arial 8.

As citações deverão obedecer às normas da APA ou ABNT. Escolher um sistema e ser coerente com o sistema escolhido durante toda a monografia.

O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte ARIAL, corpo 14, em negrito, centralizado.

Não utilizar notas de rodapé no resumo expandido.

O item “Resumo” de um trabalho de “Resumo Expandido” deve ser apresentado com parágrafo único, ter no máximo de 250 palavras, frases curtas e assertivas com justificativa, objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser iniciados imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas.

Em seguida ao Resumo, logo após a expressão “Palavras-chave:”, devem ser apresentadas no mínimo, três e, no máximo, seis, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”. É importante que essas palavras não repitam palavras presentes no Título da monografia.

Cada seção deve conter no máximo, 1.000 (um mil) palavras. No item Introdução é importante que o problema estudado seja apresentado de forma clara. Em seguida, deve-se apresentar a revisão de literatura. O último parágrafo desse grupo de texto deve apresentar os objetivos do trabalho.

O item Materiais e Métodos não deve exceder o limite de 1.000 (um mil) palavras.

A seção "Relações com a disciplina cursada" é o ponto mais importante da monografia. Deve retratar quais foram os conceitos e autores discutidos durante a disciplina que contribuíram para o trabalho. Esse tópico do texto deve conter argumentos, descrever com clareza os conceitos empregados, expor a contextualização de cada autor discutido e ser coerente com a pesquisa do Aluno.

Todas as Imagens, Mapas, Tabelas, Ilustrações e Gráficos devem ser identificados em sua parte inferior através de legendas. As legendas devem conter informações completas sobre a imagem apresentadas. A ordem das informações das legendas deve ser: nome da imagem; autoria; data; local; fonte. Observar que fonte não é apenas o endereço de um site ou URL. Quando necessário para o bom entendimento do texto, recomenda-se que se inclua frases explicativas sobre a imagem apresentada.

No item Conclusões, utiliza-se o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, e é importante que se relacione aos objetivos propostos. Não exceder 200 (duzentas) palavras.

No tópico referente aos Agradecimentos são recomendadas até no máximo 50 (cinqüenta) palavras. Nessa seção é possível declarar os agradecimentos aos órgãos que concederam bolsas e auxílios ao Projeto, às instituições e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Projeto.

Na seção Referências Bibliográficas devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes do sistema escolhido para a monografia. (APA ou ABNT).

Vejam exemplos e mais detalhes das regras:



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