RESUMO DE PESQUISA


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Pós-graduação Stricto Sensu
PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA


RESUMO DE PESQUISA


O presente documento tem por finalidade reunir os principais indicadores metodológicos para a elaboração de um Resumo de pesquisa, válido tanto para Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, quanto para Memoriais de Exame de Qualificação. Os elementos são os seguintes:

a) O título e o subtítulo devem sintetizar, de modo claro, objetivo e representativo, a questão ou problemática científica que motiva a pesquisa. Devem-se evitar títulos metafóricos e/ou ambíguos. Títulos-fantasia devem ser reservados ao formato livro, caso o trabalho venha a ser publicado.
b) O resumo, deve abordar todos os itens de um projeto de pesquisa, a saber: problema de pesquisa, estado da arte, hipóteses, objetivos, delimitação, justificativa, quadro teórico e metodologia. Nos próximos itens são detalhados alguns aspectos específicos.
c) Ao detalhar a base metodológica da pesquisa o resumo deve indicar os autores e teorias que foram fundamentais para dar conta dos vários objetivos e etapas da pesquisa. Quais as bases teóricas de análise e interpretação? Como a pesquisa se liga ao estado da arte do campo da Comunicação no Brasil e no exterior, principalmente no que se refere à subárea em que se insere o trabalho?
d) Definir o corpus de análise e interpretação, demonstrando sua relevância à luz da questão ou problemática proposta. Essa explicitação deve incluir o período de análise.
e) Apresentar as conclusões alcançadas durante o processo de pesquisa. Convém salientar, nesse âmbito, a especificidade desta, sobretudo no caso do Doutorado. Por exemplo: houve resultados novos, encaminhamentos relevantes para a área, aspectos que merecem destaque?
f) Os conceitos fundamentais da pesquisa devem ser definidos na primeira vez em que forem utilizados.
g) Devem ser evitados: parágrafos, frases negativas, símbolos e contrações não-usuais, fórmulas, diagramas e demais elementos dispensáveis a um discurso de síntese.
h) O resumo deve ter, no máximo 2000 caracteres com espaços, ser redigido em fonte Times New Roman, corpo 12, em espaçamento simples.
i) Palavras-chave: recomendam-se no máximo seis. Palavras-chaves não devem ser escolhidas de modo idiossincrático, pois são marcadores que abrem campos semânticos de investigação, por meio dos quais outros pesquisadores tomarão conhecimento da pesquisa.


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