RESUMO DE PESQUISA
PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Pós-graduação Stricto Sensu
PROGRAMA
DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA
RESUMO DE PESQUISA
O
presente documento tem por finalidade reunir os principais indicadores
metodológicos para a elaboração de um Resumo de pesquisa, válido tanto para
Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, quanto para Memoriais de Exame de
Qualificação. Os elementos são os seguintes:
a) O
título e o subtítulo devem sintetizar, de modo claro, objetivo e
representativo, a questão ou problemática científica que motiva a pesquisa.
Devem-se evitar títulos metafóricos e/ou ambíguos. Títulos-fantasia devem ser
reservados ao formato livro, caso o trabalho venha a ser publicado.
b) O
resumo, deve abordar todos os itens de um projeto de pesquisa, a saber:
problema de pesquisa, estado da arte, hipóteses, objetivos, delimitação,
justificativa, quadro teórico e metodologia. Nos próximos itens são detalhados
alguns aspectos específicos.
c)
Ao detalhar a base metodológica da pesquisa o resumo deve indicar os autores e teorias
que foram fundamentais para dar conta dos vários objetivos e etapas da pesquisa.
Quais as bases teóricas de análise e interpretação? Como a pesquisa se liga ao
estado da arte do campo da Comunicação no Brasil e no exterior, principalmente no
que se refere à subárea em que se insere o trabalho?
d)
Definir o corpus de análise e interpretação, demonstrando sua relevância à luz
da questão ou problemática proposta. Essa explicitação deve incluir o período
de análise.
e)
Apresentar as conclusões alcançadas durante o processo de pesquisa. Convém salientar,
nesse âmbito, a especificidade desta, sobretudo no caso do Doutorado. Por exemplo:
houve resultados novos, encaminhamentos relevantes para a área, aspectos que
merecem destaque?
f)
Os conceitos fundamentais da pesquisa devem ser definidos na primeira vez em
que forem utilizados.
g)
Devem ser evitados: parágrafos, frases negativas, símbolos e contrações
não-usuais, fórmulas, diagramas e demais elementos dispensáveis a um discurso
de síntese.
h) O
resumo deve ter, no máximo 2000 caracteres com espaços, ser redigido em fonte
Times New Roman, corpo 12, em espaçamento simples.
i)
Palavras-chave: recomendam-se no máximo seis. Palavras-chaves não devem ser escolhidas
de modo idiossincrático, pois são marcadores que abrem campos semânticos de
investigação, por meio dos quais outros pesquisadores tomarão conhecimento da
pesquisa.
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