AGENDA AULAS
9/3
|
Apresentação da disciplina:
proposta, objetivos, sistema de avaliação
Apresentação dos alunos
Exercício de mapa conceitual
|
16/3
|
Reflexões sobre a ideia de conhecimento científico e humanidades
científicas
Discussão texto de Bruno Latour:
LATOUR, Bruno. (2016). Cogitamus: seis cartas sobre as
humanidades científicas. Trad. Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Ed.34.
(tópicos: mapeamento coletivo de
controvérsias científicas; crítica à ideia de sujeito de Descartes; ecologia
política; cogitamos).
Conceitos discutidos:
epistemologia, ciência, humanidades científicas, relações da ciência com
cultura, filosofia, etc. Relações ciências, técnicas e demais saberes.
Discussão sobre os mapas dos alunos:
Mapas da pesquisa; Mapas dos
processos; Conceito de mapa em Deleuze e Guattari; Mapa da pesquisa; Mapa das
redes de autores. Método da cartografia.
|
23/4
|
A construção do problema de pesquisa
Discussão do texto:
BRAGA, José Luiz. Para começar um projeto de pesquisa.
Comunicação & Educação, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 288-296, dec. 2005.
ISSN 2316-9125. Disponível em:
Fases da pesquisa:
1) Revisão
da literatura: buscar e revisar trabalhos prévios sobre tópicos da pesquisa com
objetivo de formular e desenvolver questões originais e inovadoras sobre o
tema. A revisão deve ser minuciosa com relação à trabalhos do campo
específico de conhecimento e deve também incluir trabalhos de diferentes
áreas das ciências.
2) Proposição
de objetivos e construção da pergunta de pesquisa.
3) Procedimentos
da pesquisa em si, por exemplo:
-
trabalho de campo
-
estudo de caso
-
coleta de dados
-
descrição
-
teste de proposições
Procedimentos da pesquisa:
Exploratória (estado da arte,
revisão da literatura); descritiva (histórico, levantamentos); fase
investigativa propriamente dita.
Questões paradigmáticas
(pressupostos que fundamentam as pesquisas)
Tipos de métodos,: científico
clássico (Descartes), método de contradições (Bachelard, Serres, Latour),
método da complexidade (Morin).
Combinação de métodos (a escolha
dos métodos deve estar em harmonia com os objetivos).
Relações entre tipos de questões de pesquisa e métodos*:
(1) o que, quem, quais, onde,
quantos: análise de arquivos, levantamentos (survey);
(2) como, por que: experimento,
pesquisa histórica, estudo de caso, modelagem cognitiva;
(3) quando: prevalência,
frequência, incidência, busca de padrões, análise de dados, previsões,
construção de modelos, proposição de cenários.
* Em geral, ocorre sobreposição
de métodos
Objeto da pesquisa; objeto empírico; corpus. (exercício oral em sala de aula)
|
30/4
|
Revisão geral: estrutura e tópicos
de um projeto
Reflexão acerca dos pressupostos
teóricos e visões de mundo que estão por trás da adoção de cada tipo de
método.
Elementos que compõem um resumo
de pesquisa (padrão CAPES).
Elementos básicos da ciência:
·
objeto/fenômeno (recorte)
·
conjunto de teorias e pressupostos
·
métodos
Discussão texto de Bruno Latour
(conceito de ator-rede, tradução, diário de bordo, alavanca de Arquimedes,
exercício de recortes).
Organização agenda de seminários.
|
6/4
|
ENTREGA 1: Resumo do projeto*, construção do problema da
pesquisa, objetivos
Seminários 1:
·
Diogo
·
Lira
·
Maurício
·
Patrícia
* Ver modelo no blog: www.aulascos.blogspot.com
|
13/4
|
Não haverá aula: feriado
|
20/4
|
ENTREGA 2: Estado da arte, método
Seminários 2:
·
Isabelly
·
Augusto
·
Alfredo
·
René
·
Milton
|
27/4
|
Seminários 3:
·
Wladyr
·
Ana Elisa
·
Alex
·
Daniella
|
4/5
|
Seminários 4:
·
Paula
·
Heron
|
11/5
|
Inserção da pesquisa e
contribuição para o campo das ciências da comunicação. Discussão do texto:
VEIGA FRANÇA, Vera. Paradigmas da Comunicação : conhecer o
quê?. C-legenda, [S.l.], n. 05,
jan. 2001. ISSN 1519-0617. Disponível em:
Ver também:
PEIXOTO DE MOURA, Cláudia e VASSALLO DE LOPES, Maria
Immacolata. Pesquisa em Comunicação:
Metodologia e Práticas Acadêmicas. Porto Alegre: Editora Universitária da
PUCRS, 2016.
|
18/5
|
Métodos de pesquisa na linha de
processos. Discussão do texto:
LEÃO, Lucia. Paradigmas dos processos de criação em mídias
digitais: uma cartografia. Virus, v. 6, p. 05-27, 2011. Disponível em: < www.nomads.usp.br/virus/virus06/secs/invited/virus_06_invited_1_pt.pdf>
|
25/5
|
A questão dos paradigmas.
Discussão do texto:
AGAMBEN, G. What is a paradigma? In: The signature os all
things. On Method. New York: Zone Books, 2009.
|
1/6
|
Entrega final
|
8/6 e 9/6
|
[COMPÓS]
|
15/6
|
Não haverá aula: feriado
|
22/6
|
Devolutiva, encerramento do
semestre
|
Comentários
Postar um comentário