AGENDA AULAS





9/3
Apresentação da disciplina: proposta, objetivos, sistema de avaliação
Apresentação dos alunos
Exercício de mapa conceitual
16/3
Reflexões sobre a ideia de conhecimento científico e humanidades científicas
Discussão texto de Bruno Latour:
LATOUR, Bruno. (2016). Cogitamus: seis cartas sobre as humanidades científicas. Trad. Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Ed.34.
(tópicos: mapeamento coletivo de controvérsias científicas; crítica à ideia de sujeito de Descartes; ecologia política; cogitamos).
Conceitos discutidos: epistemologia, ciência, humanidades científicas, relações da ciência com cultura, filosofia, etc. Relações ciências, técnicas e demais saberes.
Discussão sobre os mapas dos alunos:
Mapas da pesquisa; Mapas dos processos; Conceito de mapa em Deleuze e Guattari; Mapa da pesquisa; Mapa das redes de autores. Método da cartografia.

23/4
A construção do problema de pesquisa
Discussão do texto:
BRAGA, José Luiz. Para começar um projeto de pesquisa. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 288-296, dec. 2005. ISSN 2316-9125. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2017.
Fases da pesquisa:
1)   Revisão da literatura: buscar e revisar trabalhos prévios sobre tópicos da pesquisa com objetivo de formular e desenvolver questões originais e inovadoras sobre o tema. A revisão deve ser minuciosa com relação à trabalhos do campo específico de conhecimento e deve também incluir trabalhos de diferentes áreas das ciências.
2)   Proposição de objetivos e construção da pergunta de pesquisa.
3)   Procedimentos da pesquisa em si, por exemplo:
-       trabalho de campo
-       estudo de caso
-       coleta de dados
-       descrição
-       teste de proposições

Procedimentos da pesquisa:
Exploratória (estado da arte, revisão da literatura); descritiva (histórico, levantamentos); fase investigativa propriamente dita.
Questões paradigmáticas (pressupostos que fundamentam as pesquisas)
Tipos de métodos,: científico clássico (Descartes), método de contradições (Bachelard, Serres, Latour), método da complexidade (Morin).
Combinação de métodos (a escolha dos métodos deve estar em harmonia com os objetivos).
Relações entre tipos de questões de pesquisa e métodos*:
(1) o que, quem, quais, onde, quantos: análise de arquivos, levantamentos (survey);
(2) como, por que: experimento, pesquisa histórica, estudo de caso, modelagem cognitiva;
(3) quando: prevalência, frequência, incidência, busca de padrões, análise de dados, previsões, construção de modelos, proposição de cenários.
* Em geral, ocorre sobreposição de métodos

Objeto da pesquisa; objeto empírico; corpus. (exercício oral em sala de aula)

30/4
Revisão geral: estrutura e tópicos de um projeto
Reflexão acerca dos pressupostos teóricos e visões de mundo que estão por trás da adoção de cada tipo de método.
Elementos que compõem um resumo de pesquisa (padrão CAPES).

Elementos básicos da ciência:
·      objeto/fenômeno (recorte)
·      conjunto de teorias e pressupostos
·      métodos

Discussão texto de Bruno Latour (conceito de ator-rede, tradução, diário de bordo, alavanca de Arquimedes, exercício de recortes).
Organização agenda de seminários.

6/4
ENTREGA 1: Resumo do projeto*, construção do problema da pesquisa, objetivos
Seminários 1:
·      Diogo
·      Lira
·      Maurício
·      Patrícia
* Ver modelo no blog: www.aulascos.blogspot.com
13/4
Não haverá aula: feriado

20/4
ENTREGA 2: Estado da arte, método
Seminários 2:
·      Isabelly
·      Augusto
·      Alfredo
·      René
·      Milton

27/4
Seminários 3:
·      Wladyr
·      Ana Elisa
·      Alex
·      Daniella

4/5
Seminários 4:
·      Paula
·      Heron

11/5
Inserção da pesquisa e contribuição para o campo das ciências da comunicação. Discussão do texto:
VEIGA FRANÇA, Vera. Paradigmas da Comunicação : conhecer o quê?. C-legenda, [S.l.], n. 05, jan. 2001. ISSN 1519-0617. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2017.

Ver também:
PEIXOTO DE MOURA, Cláudia e VASSALLO DE LOPES, Maria Immacolata. Pesquisa em Comunicação: Metodologia e Práticas Acadêmicas. Porto Alegre: Editora Universitária da PUCRS, 2016.

18/5
Métodos de pesquisa na linha de processos. Discussão do texto:
LEÃO, Lucia. Paradigmas dos processos de criação em mídias digitais: uma cartografia. Virus, v. 6, p. 05-27, 2011. Disponível em: < www.nomads.usp.br/virus/virus06/secs/invited/virus_06_invited_1_pt.pdf>
25/5
A questão dos paradigmas. Discussão do texto:
AGAMBEN, G. What is a paradigma? In: The signature os all things. On Method. New York: Zone Books, 2009.

1/6
Entrega final
8/6 e 9/6
[COMPÓS]
15/6
Não haverá aula: feriado
22/6
Devolutiva, encerramento do semestre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apontamento e Anotações - aula 5 - 22/09

Plano de Aulas

Aulas 2_2020