Ementa 2_2019 :: Processos de criação e complexidade: as novas faces do cinema, TV e vídeo
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Processos de criação e complexidade: as novas faces do cinema, TV e vídeo
Área de Concentração: Signo e Significação nos
Processos Comunicacionais
Linha de Pesquisa 2: Processos de Criação na
Comunicação e na Cultura
Profa. Dra.
Lucia Leão (007253)
Semestre: 2º/2019
Horário: 5ª feira, das 16 às 18h45
Créditos: 03
Carga Horária: 225 horas
A disciplina oferece reflexões teóricas sobre os
processos de criação nas mídias em sua diversidade. Os percursos de criação
serão discutidos no âmbito do pensamento da
complexidade, estabelecendo nexos entre os conceitos de semiose, rede e
a teoria dos sistemas. As redes semióticas apresentam aspectos que evidenciam
os parâmetros sistêmicos. Serão enfatizados diálogos da comunicação, com as
artes, as ciências e com os próprios criadores.
O curso está organizado em quatro esferas: (1)
conceitos fundamentais: cinema, televisão, vídeo, video-on-demand, hipermídia, transmídia,
videogame, fotografia, animação, imagem, imagem em movimento, imaginário; (2) tecnologias
e novas práticas: estética dos bancos de dados, cultura do software,
pós-produção, narrativas transmidiáticas e pós-mídia, narratologia,
multimodalidade e intermedialidade, cinema simbiótico, cinema multi-tela,
pós-cinema; (3) procedimentos de criação no audiovisual: tradução,
transcriação, adaptação, imagem e imaginário em narrativas complexas, hiper-narrativas,
narrativas seriadas e webséries, cultura participativa, de fãs e redes sociais,
arquivo, memória coletiva, filmes caseiros, Youtube e técnicas do faça-você-mesmo
(DIY), montagem, colagem, bricolagem, remix e sampleamento; (4) aproximações
críticas: cinema, arquivo e história; ficção e meta-ficção; audiovisual, arte e
política; políticas e poéticas do documentário.
O método de trabalho da disciplina é composto por
aulas expositivas, seminários e discussão de processos de escrita de artigos. A
avaliação é processual e compreende: atividades em aula, participação em
discussões, leituras, exercícios, frequência e pontualidade, apresentação de seminário,
relatório de processos no semestre e escrita de artigo.
Bibliografia básica:
CHATEAU, Dominique; MOURE, José (Eds.). Screens: From Materiality to
Spectatorship—A Historical and Theoretical Reassessment. Amsterdam: Amsterdam
University Press. Screens, 2016.
DENSON, Shane; LEYDA, Julia (Eds.). Post-Cinema: Theorizing 21st-Century
Film. Sussex: REFRAME Books, 2015.
ELSAESSER, Thomas; HAGENER, Malte. Film theory: An introduction through
the senses. New York: Routledge, 2015.
MICHAUD, Philippe-Alain. Filme: por uma teoria expandida do cinema. Rio de Janeiro:
Contraponto, 2014.
Bibliografia complementar:
CORRIGAN, Timothy. O Filme-Ensaio. Desde Montaigne e Depois de Marker. Campinas:
Papirus, 2015.
DALLE VACCHE, Angela (Ed.). Film, Art, New Media: Museum Without Walls?:. London and New York: Springer, 2012.
LEÃO, Lucia (Ed.). Processos do imaginário. São Paulo: Képos, 2016.
NAVAS, Eduardo; GALLAGHER, Owen.; BURROUGH, X. (Eds.).
The Routledge companion to remix studies.
New York : Routledge, 2017.
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