Disciplina COS 1_2020
PROCESSOS CULTURAIS E MODOS DE
CONHECIMENTO:
memória, política, arte e cultura nas redes
Profa. Dra. Lucia Leão
Área
de Concentração: Signo e Significação nos Processos Comunicacionais
Linha
de Pesquisa: Processos de Criação na Comunicação e na Cultura
5ª
feira, das 16 às 18h45
1º semestre de 2020
Ementa:
A
disciplina trata das interações e conflitos entre os modos de conhecimento
consagrados e aqueles provenientes das especificidades regionais, como os
processos de comunicação na cultura da América Latina. A relação entre os
processos culturais, aí incluídos os subsistemas da arte e das mídias, e os
modos de conhecimento será investigada a partir dos conceitos de criação,
mediação e tradução.
Em
seu recorte específico, o conteúdo da disciplina versa sobre os temas: memória,
política, arte e cultura; ecologias das mídias; imagem e imaginário; processos
de curadoria; tradução, transcriação, apropriação e remix; redes, cooperação e
cartografias colaborativas. Objetiva-se estudar o universo das mídias e suas
relações com os sistemas da cultura, em seus fluxos comunicacionais (trocas,
transmissões e traduções). O quadro teórico-epistemológico de referência
envolve, entre outros: Giorgio Agamben, Andreas Huyssen, Byung-Chul Han e
Richard Sennett. Em termos metodológicos, o curso é composto por aulas,
discussões em grupo e seminários. A avaliação é processual e envolve:
seminários, participação nas discussões em sala de aula e nas redes; redação de
monografia.
Bibliografia Básica:
AGAMBEN,
Giorgio. O fogo e o relato: ensaios
sobre criação, escrita, arte e livros. São Paulo: Boitempo, 2018.
HAN,
Byung-Chul. No enxame: perspectivas
do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.
HUYSSEN,
Andreas. Culturas do passado-presente:
modernismos, artes visuais, práticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto,
2014.
SENNETT,
Richard. A cultura do novo capitalismo.
Rio de Janeiro: Record, 2006.
Bibliografia Complementar:
BENJAMIN,
Walter. Linguagem, tradução, literatura:
Filosofia, teoria e crítica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
FOUCAULT,
Michel. A arqueologia do saber. Rio
de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
GRUZINSKI,
Serge. A guerra das imagens: de
Cristóvão Colombo a Blade Runner (1492-2019). São Paulo: Companhia das Letras,
2006.
LEÃO,
Lucia. A arte do remix: uma anarqueologia dos processos de criação em mídias
digitais. RUMORES (USP), v. 10, p.
26, 2017.
LEÃO,
Lucia. (Org.). Processos do imaginário. São Paulo: Képos, 2016.
NAVAS,
Eduardo et al. (Orgs.). The Routledge
companion to remix studies. (Routledge Media and Cultural Studies
Companions). Nova York e Londres: Routledge, 2014.
PINHEIRO,
Amálio. América Latina: barroco,
cidade, jornal. São Paulo: Intermeios Casa de Artes e Livros, 2013.
SALLES,
Cecilia. Processos de criação em grupo:
diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
SANTOS,
Boaventura de Sousa. O fim do império
cognitivo, a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica
Editora, 2019.
SODRÉ,
Muniz. Reinventando a educação:
diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012.
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