EMENTA
Seminário
de Pesquisa Linha II : Processos de criação na comunicação e na cultura
Profª. Drª. Lucia Leão (cód. 7253)
Área de Concentração: Signo e Significação nas Mídias
Linha de Pesquisa 2: Processos de criação na comunicação e
na cultura
5ª feira, das 16 às 19 horas
Semestre: 2 º/2015
Créditos: 03
O seminário busca discutir o papel da epistemologia e da
arqueologia do conhecimento nas Ciências Humanas e, em particular, nas Ciências
da Comunicação, esclarecendo o objetivo da teoria e da pesquisa no desenvolvimento
da área. Com a inserção dos projetos discentes em cada Linha de Pesquisa do
Programa, serão discutidos os passos para aprimoramento e aprofundamento dessas
propostas de estudo no âmbito mais amplo da Comunicação como campo científico
de saberes, enfatizando-se seu caráter transdisciplinar e suas interfaces
específicas com ciências afins. Cada projeto será considerado com base nos
seguintes itens: tema e estado da arte, objeto e corpus, problema de pesquisa,
objetivos, hipóteses, justificativa, quadro teórico, metodologia, bibliografia
e normas da ABNT.
A disciplina tem por objetivo instrumentalizar o aluno na
elaboração de seu projeto de pesquisa assim como estimular leituras críticas de
textos de fundamentação teórica e promover reflexões em grupo. Em relação à
linha de pesquisa, a disciplina busca compreender o universo das mídias e suas
relações com os sistemas da cultura. As práticas culturais serão estudadas em
seus fluxos comunicacionais (trocas, transmissões e traduções). As discussões são
fundamentadas a partir do paradigma da complexidade, criação enquanto processo
em rede e métodos da arqueologia das mídias. O conteúdo da disciplina versa
sobre os temas: construção do problema da pesquisa, revisão bibliográfica e
estado da arte, fundamentação teórica, definição de objetivos, materiais e
métodos, escrita científica e formatação. O quadro teórico-epistemológico de
referência envolve, entre outros, Peirce; Foucault; Deleuze e Guattari; Agamben; Leão e Salles.
Em termos metodológicos, o curso é composto por aulas, discussões em grupo e
seminários. A avaliação é processual e envolve: seminários, leituras,
participação nas discussões em sala de aula e nas redes online; redação final e
apresentação do projeto.
Bibliografia Básica
AGAMBEN, Giorgio (2009). The signature of all things: on
method. New York, Zone Books.
FOUCAULT, Michel (2004). A arqueologia do saber. Rio de
Janeiro: Forense Universitária.
GALLOWAY, Alexander R, Eugene Thacker, McKenzie Wark (2013).
Excommunication: Three Inquiries in Media and Mediation. Chicago: The
University of Chicago Press.
LEÃO, Lucia (2011). Paradigmas dos processos de criação em
mídias digitais: uma cartografia. Virus, v. 6, p. 05-27.
PEIRCE, Charles Sanders (1998). The Architecture of Theories.
In: Browning, D., William T. Myers. Philosophers of process. New York: Fordham
University Press.
Bibliografia
Complementar
ALBUQUERQUE, Jorge e SANTAELLA, Lucia (2008). Metaciência
como guia de pesquisa. São Paulo: Editora Mérito.
BARROS, Laan Mendes de. Do antagonismo entre teoria e
prática a uma práxis da comunicação. In: GT “Epistemologia da Comunicação”. XX
Encontro da Compós. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2011.
CHIZZOTTI, A. (2006). Pesquisa qualitativa em ciências
humanas e sociais. Petrópolis (RJ): Vozes.
DALLOW, Peter. (2003). Representing Creativeness:
Practice-Based Approaches to Research in the Creative Arts. Art, Design and
Communication in Higher Education 2(1).
DELEUZE, G., GUATTARI, F. (1992). O que é a filosofia? Rio
de Janeiro: Editora 34.
LEÃO, Lucia; Salles, Cecilia (2011). A pesquisa em processos
de criação: três perspectivas. In: 20º Encontro Nacional da Anpap:
Subjetividade, utopias e fabulações, Rio de Janeiro.
TEIXEIRA, E. (2005). As três metodologias: acadêmica, da ciência
e da pesquisa. Petrópolis (RJ): Vozes.
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