Plano de aulas
PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Programa de
Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Processos de criação e complexidade: as novas faces do cinema, TV e vídeo
Área de
Concentração: Signo e Significação nos Processos Comunicacionais
Linha de
Pesquisa 2: Processos de Criação na Comunicação e na Cultura
Profa. Dra. Lucia Leão (007253)
Semestre: 2º/2019
Horário: 5ª
feira, das 16 às 18h45
Créditos: 03
Carga
Horária: 225 horas
EMENTA
A disciplina
oferece reflexões teóricas sobre os processos de criação nas mídias em sua
diversidade. Os percursos de criação serão discutidos no âmbito do pensamento
da complexidade, estabelecendo nexos
entre os conceitos de semiose, rede e a teoria dos sistemas. As redes
semióticas apresentam aspectos que evidenciam os parâmetros sistêmicos. Serão
enfatizados diálogos da comunicação, com as artes, as ciências e com os
próprios criadores.
O curso está
organizado em quatro esferas: (1) conceitos fundamentais: cinema, televisão,
vídeo, video-on-demand, hipermídia, transmídia, videogame, fotografia, animação,
imagem, imagem em movimento, imaginário; (2) tecnologias e novas práticas:
estética dos bancos de dados, cultura do software, pós-produção, narrativas
transmidiáticas e pós-mídia, narratologia, multimodalidade e intermedialidade,
cinema simbiótico, cinema multi-tela, pós-cinema; (3) procedimentos de criação
no audiovisual: tradução, transcriação, adaptação, imagem e imaginário em
narrativas complexas, hiper-narrativas, narrativas seriadas e webséries, cultura
participativa, de fãs e redes sociais, arquivo, memória coletiva, filmes
caseiros, Youtube e técnicas do faça-você-mesmo (DIY), montagem, colagem,
bricolagem, remix e sampleamento; (4) aproximações críticas: cinema, arquivo e
história; ficção e meta-ficção; audiovisual, arte e política; políticas e
poéticas do documentário.
O método de
trabalho da disciplina é composto por aulas expositivas, seminários e discussão
de processos de escrita de artigos. A avaliação é processual e compreende:
atividades em aula, participação em discussões, leituras, exercícios,
frequência e pontualidade, apresentação de seminário, relatório de processos no
semestre e escrita de artigo.
Bibliografia básica:
CHATEAU,
Dominique; MOURE, José (Eds.). Screens:
From Materiality to Spectatorship—A Historical and Theoretical Reassessment. Amsterdam:
Amsterdam University Press. Screens, 2016.
DENSON,
Shane; LEYDA, Julia (Eds.). Post-Cinema:
Theorizing 21st-Century Film. Sussex: REFRAME Books, 2015.
ELSAESSER,
Thomas; HAGENER, Malte. Film theory:
An introduction through the senses. New York: Routledge, 2015.
MICHAUD,
Philippe-Alain. Filme: por uma
teoria expandida do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
Bibliografia complementar:
CORRIGAN,
Timothy. O Filme-Ensaio. Desde
Montaigne e Depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015.
DALLE VACCHE,
Angela (Ed.). Film, Art, New Media:
Museum Without Walls?:. London and New York: Springer, 2012.
LEÃO, Lucia (Ed.).
Processos do imaginário. São Paulo:
Képos, 2016.
NAVAS,
Eduardo; GALLAGHER, Owen.; BURROUGH, X. (Eds.). The Routledge companion to remix studies. New York : Routledge,
2017.
PLANO DE AULAS
Aula
|
Data
|
Conteúdo
|
1
|
8 ago
|
Apresentação da Disciplina, conteúdo e sistema
de avaliação.
Apresentação de conceitos fundamentais: cinema,
televisão, vídeo, video-on-demand, hipermídia, transmídia, videogame,
fotografia, animação, imagem, imagem em movimento, imaginário.
O audiovisual como uma linguagem que agencia
imagens e sons, diversos meios de produção, que podem ser veiculados em telas
de cinema, projeções em múltiplas telas, instalações, além de aparelhos
celulares, webcams, plataformas da internet.
Apresentação do método de cartografia de
imaginários.
Organização de seminários.
Ler para próxima aula:
CORRIGAN,
Timothy. “Sobre pensamentos ocasionados por...” Montaigne até Marker. In: O
Filme-Ensaio. Desde Montaigne e Depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015,
pp. 17-52.
Resumo:
Primeiro capítulo do livro de T. Corrigan.
|
2
|
15 ago
|
Tecnologias e novas práticas: estética dos bancos
de dados, cultura do software, pós-produção, narrativas transmidiáticas e
pós-mídia, narratologia, multimodalidade e intermedialidade, cinema
simbiótico, cinema multi-tela, pós-cinema.
Seminário
1: “Sobre pensamentos ocasionados por...” Montaigne até Marker.
Ler para próxima aula:
CORRIGAN,
Timothy. Sobre cinema refrativo: quando filmes interrogam filmes. In: O
Filme-Ensaio. Desde Montaigne e Depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015,
pp. 181-203.
Resumo: Capítulo
7 do livro de T. Corrigan.
|
3
|
22 ago
|
Procedimentos de criação no
audiovisual: tradução, transcriação, adaptação, imagem e imaginário em
narrativas complexas, hiper-narrativas, narrativas seriadas e webséries,
cultura participativa, de fãs e redes sociais, arquivo, memória coletiva,
filmes caseiros, Youtube e técnicas do faça-você-mesmo (DIY), montagem,
colagem, bricolagem, remix e sampleamento
Seminário
2: Sobre cinema refrativo: quando filmes interrogam filmes.
Ler para próxima aula:
VAN DEN BERG, Thomas; Kiss, Miklos. Film
studies in motion: From audiovisual essay to academic research video. Scalar,
2016. Disponível em: <
|
4
|
29 ago
|
Aproximações críticas: cinema,
arquivo e história; ficção e meta-ficção; audiovisual, arte e política;
políticas e poéticas do documentário.
Seminário
3: Film studies in motion: From audiovisual essay to academic research video
Ler para próxima aula:
GRANT, Catherine. The audiovisual essay as
performative research. NECSUS. European Journal of Media Studies, v. 5, n. 2,
p. 255-265, 2016.
|
5
|
5 set
|
Seminário
4: The audiovisual essay as performative research
Ler para próxima aula:
LEÃO, Lucia. A arte do remix: uma
anarqueologia dos processos de criação em mídias digitais. RUMORES (USP), v.
10, p. 26, 2017.
Para próxima aula:
Entrega da proposta de monografia (1).
|
6
|
12 set
|
Entrega monografia (1)
Seminário
5: A arte do remix: uma anarqueologia dos processos de criação em mídias
digitais
Ler para próxima aula:
ZIELINSKI, Siegfried. No longer cinema, no
longer television. In: Audiovisions:
cinema and television as entr'actes in history. Amsterdam: Amsterdam
University Press, 1999, pp. 219-272.
|
7
|
19 set
|
Devolutiva: monografia (1)
Seminário
6: No longer cinema, no longer television
Ler para próxima aula:
SCOLARI, C. A. Transmedia Storytelling:
Implicit Consumers, Narrative Worlds, and Branding in Contemporary Media
Production. International Journal of Communication, 3, 586-606, 2009.
|
8
|
26 set
|
Seminário
7: Transmedia Storytelling
Ler para próxima aula:
MASSAROLO, J. C. Storytelling transmídia:
narrativa para múltiplas plataformas. Tríade: revista de comunicação, cultura
e mídia, Sorocaba (SP), v. 1, n. 2, p. 335-347, 2013.
Para próxima aula:
Entrega de monografia (2)
|
9
|
3 out
|
Entrega de monografia (2)
Seminário
8: Storytelling transmídia: narrativa para múltiplas plataformas
Ler para próxima aula:
MASSAROLO, J. C. Storytelling transmídia:
narrativa para múltiplas plataformas. Tríade: revista de comunicação, cultura
e mídia, Sorocaba (SP), v. 1, n. 2, p. 335-347, 2013.
|
10
|
10 out
|
Devolutiva: Entrega de monografia (2)
|
11
|
17 out
|
Discussão e orientação de monografias
|
12
|
24 out
|
Discussão e orientação de monografias
|
13
|
31 out
|
Entrega de relatório individual do
semestre
Discussão e orientação de monografias
Para próxima aula:
Entrega de monografia (3)
|
14
|
7 nov
|
Entrega de monografia (3)
|
15
|
14 nov
|
Devolutiva e encerramento do semestre
|
AVALIAÇÃO
§ Seminário: (30%)
§ Monografia: (60%)
-
Entrega 1: (10%)
-
Entrega 2: (20%)
- Entrega 3: (30%)
§ Diversos: Relatório,
frequência, participação em aula, exercícios em classe e outros (individual
10%)
Comentários
Postar um comentário