Plano de aulas


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Processos de criação e complexidade: as novas faces do cinema, TV e vídeo

Área de Concentração: Signo e Significação nos Processos Comunicacionais
Linha de Pesquisa 2: Processos de Criação na Comunicação e na Cultura
Profa. Dra. Lucia Leão (007253)
Semestre: 2º/2019
Horário: 5ª feira, das 16 às 18h45
Créditos: 03
Carga Horária: 225 horas

EMENTA


A disciplina oferece reflexões teóricas sobre os processos de criação nas mídias em sua diversidade. Os percursos de criação serão discutidos no âmbito do pensamento da  complexidade, estabelecendo nexos entre os conceitos de semiose, rede e a teoria dos sistemas. As redes semióticas apresentam aspectos que evidenciam os parâmetros sistêmicos. Serão enfatizados diálogos da comunicação, com as artes, as ciências e com os próprios criadores.

O curso está organizado em quatro esferas: (1) conceitos fundamentais: cinema, televisão, vídeo, video-on-demand, hipermídia, transmídia, videogame, fotografia, animação, imagem, imagem em movimento, imaginário; (2) tecnologias e novas práticas: estética dos bancos de dados, cultura do software, pós-produção, narrativas transmidiáticas e pós-mídia, narratologia, multimodalidade e intermedialidade, cinema simbiótico, cinema multi-tela, pós-cinema; (3) procedimentos de criação no audiovisual: tradução, transcriação, adaptação, imagem e imaginário em narrativas complexas, hiper-narrativas, narrativas seriadas e webséries, cultura participativa, de fãs e redes sociais, arquivo, memória coletiva, filmes caseiros, Youtube e técnicas do faça-você-mesmo (DIY), montagem, colagem, bricolagem, remix e sampleamento; (4) aproximações críticas: cinema, arquivo e história; ficção e meta-ficção; audiovisual, arte e política; políticas e poéticas do documentário.

O método de trabalho da disciplina é composto por aulas expositivas, seminários e discussão de processos de escrita de artigos. A avaliação é processual e compreende: atividades em aula, participação em discussões, leituras, exercícios, frequência e pontualidade, apresentação de seminário, relatório de processos no semestre e escrita de artigo.

Bibliografia básica:



CHATEAU, Dominique; MOURE, José (Eds.). Screens: From Materiality to Spectatorship—A Historical and Theoretical Reassessment. Amsterdam: Amsterdam University Press. Screens, 2016.
DENSON, Shane; LEYDA, Julia (Eds.). Post-Cinema: Theorizing 21st-Century Film. Sussex: REFRAME Books, 2015.
ELSAESSER, Thomas; HAGENER, Malte. Film theory: An introduction through the senses. New York: Routledge, 2015.
MICHAUD, Philippe-Alain. Filme: por uma teoria expandida do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

Bibliografia complementar:


CORRIGAN, Timothy. O Filme-Ensaio. Desde Montaigne e Depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015.
DALLE VACCHE, Angela (Ed.). Film, Art, New Media: Museum Without Walls?:. London and New York:  Springer, 2012.
LEÃO, Lucia (Ed.). Processos do imaginário. São Paulo: Képos, 2016.
NAVAS, Eduardo; GALLAGHER, Owen.; BURROUGH, X. (Eds.). The Routledge companion to remix studies. New York : Routledge, 2017.





PLANO DE AULAS



Aula
Data
Conteúdo

1
8 ago
Apresentação da Disciplina, conteúdo e sistema de avaliação.

Apresentação de conceitos fundamentais: cinema, televisão, vídeo, video-on-demand, hipermídia, transmídia, videogame, fotografia, animação, imagem, imagem em movimento, imaginário.

O audiovisual como uma linguagem que agencia imagens e sons, diversos meios de produção, que podem ser veiculados em telas de cinema, projeções em múltiplas telas, instalações, além de aparelhos celulares, webcams, plataformas da internet.

Apresentação do método de cartografia de imaginários.

Organização de seminários.


Ler para próxima aula:
CORRIGAN, Timothy. “Sobre pensamentos ocasionados por...” Montaigne até Marker. In: O Filme-Ensaio. Desde Montaigne e Depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015, pp. 17-52.

Resumo: Primeiro capítulo do livro de T. Corrigan.



2
15 ago
Tecnologias e novas práticas: estética dos bancos de dados, cultura do software, pós-produção, narrativas transmidiáticas e pós-mídia, narratologia, multimodalidade e intermedialidade, cinema simbiótico, cinema multi-tela, pós-cinema.

Seminário 1: “Sobre pensamentos ocasionados por...” Montaigne até Marker.

Ler para próxima aula:
CORRIGAN, Timothy. Sobre cinema refrativo: quando filmes interrogam filmes. In: O Filme-Ensaio. Desde Montaigne e Depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015, pp. 181-203.

Resumo: Capítulo 7 do livro de T. Corrigan.


3
22 ago
Procedimentos de criação no audiovisual: tradução, transcriação, adaptação, imagem e imaginário em narrativas complexas, hiper-narrativas, narrativas seriadas e webséries, cultura participativa, de fãs e redes sociais, arquivo, memória coletiva, filmes caseiros, Youtube e técnicas do faça-você-mesmo (DIY), montagem, colagem, bricolagem, remix e sampleamento

Seminário 2: Sobre cinema refrativo: quando filmes interrogam filmes.

Ler para próxima aula:
VAN DEN BERG, Thomas; Kiss, Miklos. Film studies in motion: From audiovisual essay to academic research video. Scalar, 2016. Disponível em: <>. Acesso em: 21 jul 2019.

4
29 ago
Aproximações críticas: cinema, arquivo e história; ficção e meta-ficção; audiovisual, arte e política; políticas e poéticas do documentário.

Seminário 3: Film studies in motion: From audiovisual essay to academic research video

Ler para próxima aula:
GRANT, Catherine. The audiovisual essay as performative research. NECSUS. European Journal of Media Studies, v. 5, n. 2, p. 255-265, 2016.

5
5 set
Seminário 4: The audiovisual essay as performative research

Ler para próxima aula:
LEÃO, Lucia. A arte do remix: uma anarqueologia dos processos de criação em mídias digitais. RUMORES (USP), v. 10, p. 26, 2017.

Para próxima aula:
Entrega da proposta de monografia (1).

6
12 set
Entrega monografia (1)

Seminário 5: A arte do remix: uma anarqueologia dos processos de criação em mídias digitais

Ler para próxima aula:
ZIELINSKI, Siegfried. No longer cinema, no longer television. In:  Audiovisions: cinema and television as entr'actes in history. Amsterdam: Amsterdam University Press, 1999, pp. 219-272.

7
19 set
Devolutiva: monografia (1)

Seminário 6: No longer cinema, no longer television

Ler para próxima aula:
SCOLARI, C. A. Transmedia Storytelling: Implicit Consumers, Narrative Worlds, and Branding in Contemporary Media Production. International Journal of Communication, 3, 586-606, 2009.

8
26 set
Seminário 7: Transmedia Storytelling

Ler para próxima aula:

MASSAROLO, J. C. Storytelling transmídia: narrativa para múltiplas plataformas. Tríade: revista de comunicação, cultura e mídia, Sorocaba (SP), v. 1, n. 2, p. 335-347, 2013.

Para próxima aula:
Entrega de monografia (2)

9
3 out
Entrega de monografia (2)

Seminário 8: Storytelling transmídia: narrativa para múltiplas plataformas

Ler para próxima aula:
MASSAROLO, J. C. Storytelling transmídia: narrativa para múltiplas plataformas. Tríade: revista de comunicação, cultura e mídia, Sorocaba (SP), v. 1, n. 2, p. 335-347, 2013.


10
10 out
Devolutiva: Entrega de monografia (2)

11
17 out
Discussão e orientação de monografias
12
24 out
Discussão e orientação de monografias
13
31 out
Entrega de relatório individual do semestre
Discussão e orientação de monografias
Para próxima aula:
Entrega de monografia (3)

14
7 nov
Entrega de monografia (3)

15
14 nov
Devolutiva e encerramento do semestre



AVALIAÇÃO


§  Seminário: (30%)

§  Monografia: (60%)
-       Entrega 1: (10%)
-       Entrega 2: (20%)
-       Entrega 3: (30%)

§  Diversos: Relatório, frequência, participação em aula, exercícios em classe e outros (individual 10%)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apontamento e Anotações - aula 5 - 22/09

Plano de Aulas

Aulas 2_2020