Disciplina: Seminário de Pesquisa II - Profa. Dra. Lúcia Leão

Pontífice Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Módulo 1: Atividades e Processos
T2: Texto de apontamento da aula
Aula: IV – 08/09/2011
Período: 02/2011
Aluno: Marcelo José Oliveira de Farias

A aula iniciou com uma exposição geral dos modelos / paradigmas da comunicação.
1.MODELO INFORMACIONAL – Pragmático
Características:
 Considera o meio transparente com o objetivo evitar ruído;
 Ex.: Hermenêutica – interpreta texto ou imagem onde o interesse reside não nos meios de comunicação, mas nos significados, ou seja, na busca pelo sentido para auxiliar na interpretação e, a Semiótica discursiva – onde não importa os meios de comunicação e as materialidades, mas uma análise do discurso, onde o interesse é por interpreta-lo.
 E > M > R
2.MODELO MIDIÁTICO
Característica:
 Considera que nenhum meio é transparente, ou seja, a partir do momento que um meio é escolhido ele tem valor, esta “carregado” de significado;
 A materialidade tem valor, pois é responsável também pelo significado;
 Todo ou qualquer e-mail tem seu significado;
 Os meios determinam os possíveis significados que serão extraídos.
 E <> M <> R

Teoria do Sistema... segundo Kittler
1. Num sistema o todo não é igual a soma de suas partes (vide Gestalt psicologia);
2. O que interessa é a relação entre as partes, os nexos, as conexões as relações;
 O processo de comunicação é uma arma de poder empregada nos processos de colonização do imaginário, a exemplo dos jesuítas com a civilização indígena quando chegaram ao Brasil;
 As imagens são meios de comunicação para disseminar um dogma religioso;
 O interesse pela estética do passado é um fenômeno que se manifesta de tempos em tempos. O barroco, não no sentido clássico, retorna como preferência, gosto e linguagem, em tempos de insegurança, crise, incertezas e medos... Este retorno não é literal, mas estilizado e adaptado ao contexto no tempo e espaço.
3. Exige pesquisa em rede:
Tipos de pesquisa segundo a forma de articulação de distintas disciplinas:
 Multidisciplinar: agrega várias disciplinas para estudar um determinado tema sem modificar a metodologia e teoria, buscando solução imediata.
 Interdisciplinar: envolve mais de uma disciplina, adotando uma perspectiva metodológica e teórica para todas as disciplinas e busca a articulação destas, onde o interesse de cada disciplina é preservado.
 Transdisciplinar: é mais difícil e polêmica, pois não existe interesse pelas particularidades, mas pelos arcabouços teóricos, ou seja, superar o conceito de disciplina.
Para Kittler suporte é diferente de meio. Por exemplo, num parque a arvore é só uma arvore, mas a partir do momento que existe uma “inscrição” do sujeito, torna-se uma mídia.
Pressupostos de Kittler:
 De exterioridade: quando você se torna observador de si mesmo, poeticamente pensando “do lado de fora”. É uma perspectiva analítica. Descrição do fenômeno da matéria.
 De medialidade: onde nada existe fora da mídia, qualquer coisa pode ser mídia, mesmo que seja efêmero. Representa o ambiente, a matéria e os equipamentos.
 De corporalidade: esta relacionado ao tempo, ou seja, como funciona, como se constrói.

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