Apontamento e Anotações - aula 6 - 29/09
Iniciamos a aula falando das possibilidades de diálogos entre a arte e a comunicação:
1- como processo comunicacional: tudo o que é visual, sonoro e midiático é comunicação; uma visão reducionista da arte.
2- utilizando-se da semiótica e da produção de signos; a arte como produção de conhecimento.
3- através das estéticas comunicacionais que se relacionam com o input e output da informação; neste caso se trata de denunciar o sistema das comunicações e criticar a espetacularização.
Ex. Roy Ascott, Fernando Velasquez , Yes Man, a Mail Art.
Na segunda parte da aula:
- volta a questão das pesquisas do imaginário de Durand e de como logicamente poderíamos inserir um objeto de arte nos regimes instituídos por este autor: o diurno, o noturno e o crepuscular, sem ficar atrelado nas questões dos mitos gregos.(ocidental)
Durand explora e compreende as dinâmicas dos objetos, valorizando toda a sua diversidade.
-O Imaginário se insere antes da cultura, é anterior a ela; é potência de primeiridade; já o dado cultural se insere na interpretação, já seria um início de secundidade.
-A experiência estética permite a mudança da lógica engendrada pela tríade de Pierce: é através da estética que fundamenta a ética que fundamenta a lógica, que é a ciência da linguagem e decodificação; logo é através da estética que nos encontramos com a lógica.
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