apontamentos e anotações - aula 1

- Para mudar o pensamento, é preciso mudar a maneira de sentir.

- Ciências normativas, segundo Peirce:
- estética: é a ciência daquilo que é admirável;
- ética: fundamentos para a ação;
- lógica: epistemologia do conhecimento.
A ética determina a lógica; a estética determina a ética ao definir a qualidade de algo em si mesmo que seja admirável.

- Teorias da criação de Bachelard: o poder criador da imaginação é a sua adesão a uma materialidade.
Foco: passagens entre linguagens
Contaminação de códigos e sínteses: o abstrato e o concreto

- A poética do devaneio
- É preciso um tempo de repouso para o devaneio, para perceber, sentir
- A experiência estética exige tempo de pausa

- A pesquisa como procedimento de criação: uma busca inserida em um contexto de produção

- "São os artistas que o relógio adiantam?" (Couchout)

- "Nada é novo do nada, mas ressignificado" (Krauss).
O novo e o original são utópicos. Nada tem origem absoluta. Nada vem sem história.

- Bachelard
- fenomenologia da leitura poética
- fase diurna (química) e fase noturna (poesia): união das contradições
- os cinco sentidos produzem conceitos e sensibilidades

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