Disciplina COS 1_2020

PROCESSOS CULTURAIS E MODOS DE CONHECIMENTO: 
memória, política, arte e cultura nas redes

Profa. Dra. Lucia Leão

Área de Concentração: Signo e Significação nos Processos Comunicacionais
Linha de Pesquisa: Processos de Criação na Comunicação e na Cultura
5ª feira, das 16 às 18h45                                         
1º semestre de 2020


Ementa:

A disciplina trata das interações e conflitos entre os modos de conhecimento consagrados e aqueles provenientes das especificidades regionais, como os processos de comunicação na cultura da América Latina. A relação entre os processos culturais, aí incluídos os subsistemas da arte e das mídias, e os modos de conhecimento será investigada a partir dos conceitos de criação, mediação e tradução.

Em seu recorte específico, o conteúdo da disciplina versa sobre os temas: memória, política, arte e cultura; ecologias das mídias; imagem e imaginário; processos de curadoria; tradução, transcriação, apropriação e remix; redes, cooperação e cartografias colaborativas. Objetiva-se estudar o universo das mídias e suas relações com os sistemas da cultura, em seus fluxos comunicacionais (trocas, transmissões e traduções). O quadro teórico-epistemológico de referência envolve, entre outros: Giorgio Agamben, Andreas Huyssen, Byung-Chul Han e Richard Sennett. Em termos metodológicos, o curso é composto por aulas, discussões em grupo e seminários. A avaliação é processual e envolve: seminários, participação nas discussões em sala de aula e nas redes; redação de monografia.

Bibliografia Básica:

AGAMBEN, Giorgio. O fogo e o relato: ensaios sobre criação, escrita, arte e livros. São Paulo: Boitempo, 2018.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, práticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Bibliografia Complementar:

BENJAMIN, Walter. Linguagem, tradução, literatura: Filosofia, teoria e crítica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
GRUZINSKI, Serge. A guerra das imagens: de Cristóvão Colombo a Blade Runner (1492-2019). São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
LEÃO, Lucia. A arte do remix: uma anarqueologia dos processos de criação em mídias digitais. RUMORES (USP), v. 10, p. 26, 2017.
LEÃO, Lucia.  (Org.). Processos do imaginário. São Paulo: Képos, 2016.
NAVAS, Eduardo et al. (Orgs.). The Routledge companion to remix studies. (Routledge Media and Cultural Studies Companions). Nova York e Londres: Routledge, 2014.
PINHEIRO, Amálio. América Latina: barroco, cidade, jornal. São Paulo: Intermeios Casa de Artes e Livros, 2013.
SALLES, Cecilia. Processos de criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo, a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apontamento e Anotações - aula 5 - 22/09

Spectralina