Plano de Aulas
PLANO DE AULAS
AULA 1 6/8/20
Apresentação da disciplina
Conceitos fundamentais
Processo de avaliação
Conversa com Alunxs e apresentação de pesquisas
Organização dos Seminários de projetos (individuais)
Organização dos Seminários Teóricos (3 grupos)
Para próxima aula:
• Ler: BRAGA, José Luiz . Para começar um projeto de pesquisa. Comunicação & Educação, São Paulo, v. X, p. 288-296, 2005.
• Exercício 1: Escrever texto pequeno que responda às perguntas básicas do projeto de pesquisa: (o que, como, porque). Mínimo de 300 palavras, máximo de 500 palavras.
AULA 2 13/8/20
Aula conceitual: O conceito de método; atualidade dos diferentes métodos de pesquisa, ensino; produção de conhecimento
Apresentação do exercício 1: Ana Catarina, Giuliana, Isabel Roque, Izabel Kranz, Kaluan, Larissa, M. Fernanda, Mariana.
Discussão de projetos e conceitos fundamentais
AULA 3 20/8/20
Apresentação do exercício 1: Renê, Paulo, Danielson, Rodolfo, Marina
Discussão de projetos e conceitos fundamentais
Para próxima aula:
• Reler texto Braga, preparar argumentos (a favor e contra)
AULA 4 27/8/20
Aula conceitual: Metodologia como metaciência; método científico; modos de conhecimento (senso comum, universal, público, verificável, metódico, sistemático, legislador, explicativo, previsível, filosófico). Conceito de Ciência (Bunge, Popper, Bachelard).
Discussão texto 1: Braga (Classe em 2 grupos)
Apresentação do exercício 1: Rodolfo, Larissa, M. Fernanda, Giuliana
Para próxima aula:
• Ler: BENJAMIN, Walter. “A tarefa do tradutor”. In: Escritos sobre mito e linguagem. Trad. Susana Kampff e Ernani Chaves. São Paulo: Editora, v. 34, 2011.
AULA 5 3/9/20
Aula conceitual: Estratégias de investigação e métodos científicos; tipos de pesquisa (documental, bibliográfica, descritiva, pesquisa ação, pesquisa de campo, pesquisa participante). Tradução, traduzibilidade, transcriação. Estrutura de projeto de pesquisa (1)
Seminário e discussão texto 2 (Walter Benjamin): M. Fernanda, Larissa, Isabel Roque, Giuliana, Kaluan
Para próxima aula:
• Ler: LEAO, L. Pensar o método e a produção de conhecimento. V!RUS, São Carlos, n. 20, 2020. [online]. Disponível em: <http://www.nomads.usp.br/virus/virus20/?sec=4&item=2&lang=pt>. Acesso em: 01 Jul. 2020.
• Exercício 2: Objetivos da pesquisa
AULA 6 10/9/20
Aula conceitual: Tipos de pesquisa; estratégias de investigação. Métodos científicos: diferentes abordagens. Estrutura de projeto de pesquisa (2)
Seminário e discussão texto 3 (Lucia Leao): Renê, Kaluan, Mariana, Bell
Início avaliação Ex. 2 (Larissa e Fernanda)
Para próxima aula:
• Ler: SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 78, p. 3-46, 2007.
AULA 7 17/9/20
Seminário e discussão texto 4 (Boaventura de Sousa Santos): Paulo, Marina, Ana e Danielson
Avaliação Ex. 2 Objetivos da pesquisa
Apresentação do modelo de resumo de CAPES.
Para próxima aula:
• Exercício 3: Resumo
AULA 8 24/9/20
Avaliação Ex. 3 Resumo
Estado da arte
Para próxima aula:
• Exercício 4: Estado da arte
AULA 9 1/10/20
Avaliação Ex. 4 Estado da arte
A questão de pesquisa: invariáveis e variáveis, componentes contextuais
Seminário de Projeto 1
AULA 10 8/10/20
Os objetos empírico e epistemológico
Seminário de Projeto 2
AULA 11 15/10/20
Fundamentação teórica
Seminário de Projeto 3
AULA 12 22/10/20
Hipóteses
Seminário de Projeto 4
Entrega de Projetos de Pesquisa
AULA 13 29/10/20
Estratégia metodológica levando em consideração os objetos empírico e epistemológico
Referências bibliográficas, modelos de citação, normas ABNT
Seminário de Projeto 5
Entrega de Projetos de Pesquisa
AULA 14 5/11/20
Devolutiva 1
AULA 15 12/11/20
Devolutiva 2
Encerramento do Semestre
Comentários
Postar um comentário