Ementa 1_2011

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Processos de criação e produção do conhecimento em hipermídia e em
redes fixas e móveis
Tema: A estética da transcriação
Professora: Profª. Drª. Lucia Leão (cód. 7253-2)



Área de Concentração: Signo e Significação nas Mídias

Linha de Pesquisa: Processos de Criação nas Mídias

Dia e horário: 5ª feira, das 12:45 às 15:45 horas

Semestre: 1 º/2011

Nível: Mestrado/Doutorado Créditos: 03

Carga Horária: 225 horas


Ementa



A disciplina analisa as condições de possibilidade de produção de
conhecimento em hipermídia na área de comunicação. A hipermídia, neste
contexto, deve ser o resultado do encontro entre referenciais teóricos
da comunicação e a lide criativa realizada por meio dos recursos
tecnológicos digitais. A abordagem explora a historicidade da relação
entre criação/produção de conhecimento e as particularidades das
experiências na Internet (fixa e móvel). Analisa o impacto
institucional dos mecanismos de compartilhamento, sampleagem e
distribuição da arte em rede e as formas pelas quais opera a absorção
e a crítica das teorias da comunicação. Discute a emergente crítica de
interface, analisando estratégias do design e da arquitetura de
informação e o tecido discursivo das diferentes linguagens de
programação. Apresenta novas conceituações, terminologias e tipologias
criativas específicas das ações em redes fixas e móveis, como
teleintervenções, processos de cibridização (interpenetração entre
redes on e off-line), artivismo, mídia tática e mídias locativas,
entre outras, alargando o horizonte conceitual, crítico e analítico da
hipermídia, em geral, e da net arte e da cultura da mobilidade, em
particular.

Neste semestre, a disciplina irá se concentrar em estudos de casos de
transcriação, traduções intersemióticas, remix, remake e mash-ups. Os
objetivos gerais da disciplina são fundamentar o aluno na reflexão
conceitual e no desenvolvimento de processos criativos em diferentes
mídias (orais, impressas, audiovisuais, hipermídias e redes). O método
de trabalho da disciplina é composto por aulas expositivas, exercícios
escritos de reflexão em aula, discussão de textos e seminários. A
avaliação será processual e compreenderá: atividades em aula,
participação em discussões, leituras, exercícios, freqüência e
pontualidade, apresentação de seminário e monografia individual a ser
entregue no final do curso.




Bibliografia básica



BEIGUELMAN, G. (2005). Link-se – arte/mídia/política/
cibercultura. São
Paulo: Peirópolis.

LEÃO, L. (2002). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas
mídias. São Paulo: Ed. SENAC.

SALLES, C. A. (2006). Redes da criação: construção da obra de arte.
Vinhedo: Ed. Horizonte.

VESNA, V. (org.). (2007). Database Aesthetics – Art in the Age of
Information Overflow. University of Minnesota Press.

ZIELINSKI, S. (2006). Arqueologia da mídia: em busca do tempo remoto
das técnicas do ver e do ouvir. São Paulo: Ed. AnnaBlume.


Bibliografia complementar



CAMPOS, Haroldo de (1974). Da tradução como criação e como crítica.
In: Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, p.31-48.

HOLYOAK, K. J. e P. Thagard (1995). Mental leaps: analogy in creative
thought. Cambridge, MA: The MIT Press.

LAKOFF, George e Johnson, Mark (1980) Metaphors we live by. Chicago:
University of Chicago Press.

LEÃO, L. (2002). A estética do labirinto. São Paulo: Editora Anhembi-Morumbi.

MARTIN-BARBERO, Jésus (2008). Dos meios às mediações. Comunicação,
cultura e hegemonia. Tradução: Ronald Polito e Sérgio Alcides. 5. ed.
Rio de Janeiro: UFRJ.

PLAZA, J. (1987). Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva.

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