Michel Foucault

Evento marca doação à PUC-SP do arquivo em áudio das aulas de Michel Foucault

A PUC-SP é a primeira instituição de fora da França a manter cópias em áudio dos cursos ministrados por Michel Foucault (1926-1984) no Collège de France. Estarão disponíveis na Biblioteca, para consulta local de pesquisadores, os cursos de 1974 a 1984 (entre 1971 e 1973, não foi realizado o registro em áudio das aulas). Dois cursos são inéditos: O governo dos vivos (1980) e Subjetividade e verdade (1981) ainda não foram editados e publicados em livro.
A instalação do arquivo será comemorada, dia 10/9, a partir das 19h30, no auditório “Paulo VI” (Biblioteca do campus Perdizes, térreo, prédio novo). Haverá palestra com a professora Luzia Margareth Rago (Unicamp) sobre a presença do pensamento de Foucault no Brasil, seguida de debate com os professores Salma Muchail e Márcio Alves da Fonseca, respectivamente, coordenadora e vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Michel Foucault (Departamento de Filosofia). Após a mesa-redonda, dois integrantes do grupo (Alessandro de Lima Francisco e Pedro Ivan Moreira de Sampaio) farão uma apresentação técnica dos procedimentos para consulta dos arquivos.
A doação dos áudios pelo Collège de France à Universidade foi intermediada pelo Consulado-Geral da França em São Paulo. A iniciativa (que surgiu a partir da realização do 7º Colóquio Michel Foucault, promovido em 2011 na PUC-SP pelo grupo de pesquisa sobre o pensador francês) é a primeira ação para criar na Universidade a Cátedra Michel Foucault. A unidade deverá congregar pesquisadores e instituições de toda a América Latina, consolidando a PUC-SP como referência para os estudos do pensamento foucaultiano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apontamento e Anotações - aula 5 - 22/09

Spectralina