Calendário e Plano de Aulas
-->
Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo
Programa de Estudos Pós-Graduados em
Comunicação e Semiótica da PUC-SP
Disciplina: Processos de criação e produção do conhecimento em hipermídia e em redes fixas e móveis: memória, narrativas e políticas nos projetos de mapas coletivos
Professor:
Profª. Drª. Lucia Leão
Área
de Concentração: Signo e significação nas mídias
Horário:
5ª feira – 16:00 às 19:00
Semestre:
primeiro semestre de 2015
Créditos:
03 créditos
Carga
horária: 225 horas
PLANO DE AULAS
26/2/15 Aula 1: Apresentação da disciplina
Objetivos da disciplina, conceitos fundamentais, sistema de
avaliação.
Endereço do blog da disciplina: http://aulascos.blogspot.com.br/
5/3/15 Aula 2: Mapa, labirinto, rizoma
Essa aula tem por objetivo apresentar diferentes conceitos
de rede, teoria dos grafos, labirinto, mapa, cartografia, território.
Textos:
·
DELEUZE, Gilles e Felix Guatarri (1995).
"Introdução: rizoma". Mil platôs - capita/ismo e esquizofrenia, v.1.
Rio de Janeiro: Ed.34.
·
LEÃO, Lucia (1999). O labirinto da hipermídia.
São Paulo: Iluminuras.
*Exercício prático 1:
Curadoria da informação e processos de mapeamento
·
realizar inscrição no Scoop.it;
·
criar pasta de Curadoria da informação com
tópicos da pesquisa na pós graduação;
·
utilizar tags
·
trabalho em processo
12/3/15 Aula 3: Conceitos de rede
Conceitos de rede
Textos:
·
ROSENSTHIEL, Pierre (1988). “Rede”. In:
Enciclopédia Einaudi – vol. 13, Lógica – Combinatória. Lisboa: Imprensa
Nacional, Casa da Moeda.
·
LATOUR, Bruno (2014). Network: a concept, not a
thing out there. In: Larsen, Lars B. (org.) Networks. Cambridge, MA : The MIT
Press. - Texto extraído do livro: LATOUR, Bruno (2005). Reassembling the
Social: An Introduction to Actor-Network-Theory. Oxford University Press. Tradução
para português: LATOUR, Bruno (2012). Reagregando o social. Salvador/Bauru:
EDUFBA/EDUSC.
*Exercício prático 2:
Mapa conceitual de leitura e links de pesquisa
·
realizar um mapa conceitual com as ideias
fundamentais do texto de Bruno Latour
·
incluir links para a própria pesquisa
·
softwares indicados: Prezi, FreeMind, MindMeister,
XMind
·
também é possível realizar o mapa de forma
artesanal (papel, cores, colagens, etc.)
19/3/15 Aula 4: Arqueologia das mídias
Textos:
·
ZIELINSKI, Siegfried (2005). “A arqueologia da
mídia”. In: Leão, Lucia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as
novas mídias. São Paulo: Ed. SENAC.
·
KITTLER, Friedrich (2005). “A história dos meios
de comunicação”. In: Lucia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões
sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
26/3/15 Aula 5: Avaliação e acompanhamento de etapa
· Avaliação do exercício 2 (mapa conceitual a
partir do texto de Latour com links para a própria pesquisa).
·
Continuação e acompanhamento do processo de
curadoria da informação (exercício 1, Scoop.it)
·
Revisão geral dos assuntos discutidos.
9/4/15 Aula 6: Complexidade
Textos:
·
MORIN, Edgar (2014). Complex Thinking for a
Complex World: About Reductionism, Disjunction and Systemism. In: Systema:
connecting matter, life, culture and technology (ISSN: 2305-6991). Vol 2, No 1
(2014). Disponível em: <http://www.systema-journal.org/article/view/257>;
acesso em 22/2/2015.
·
MONTUORI, Alfonso (2007). Foreword: Edgar
Morin’s Path of Complexity. In: Morin, E. On complexity. Cresskill, NJ: Hampton
Press. Disponível em: <https://www.academia.edu/213724/Edgar_Morins_Path_of_Complexity>
acesso em 22/2/2015.
·
BÖRNER, Katy, and David E. Polley (2014). Visual
insights: a practical guide to making sense of data. Cambridge, Massachussetts
: The MIT Press.
*Exercício prático 3:
Organizando banco de imagens e rede de links
·
Criar sistema de organização da pesquisa (blog
ou página)
·
Criar sistema de organização de banco de imagens
relacionado com a pesquisa
·
Sugestões de sistemas: Pinterest, Instagram,
Flickr
·
Organizar todas as pesquisas relacionadas à
disciplina e criar rede de links no blog
16/4/15 Aula 7: Atlas e coleções de imagens
Textos:
· BRUNO, Giuliana (2002). Atlas of emotion:
journeys in art, architecture, and film. London: Verso.
· MEREWETHER, Charles ed. (2006). The archive (Documents
of contemporary art series). London: Whitechapel.
· JOHNSON, Christopher D. (2012). Memory,
metaphor, and Aby Warburg's Atlas of images. Ithaca, N.Y.: Cornell University
Press.
· MICHAUD, Philippe-Alain (2004). Aby Warburg and
the image in motion. New York: Zone Books.
30/4/15 Aula 8: Sistemas dinâmicos de visualização de bancos de dados
Textos:
·
COYNE, Richard (1995). Designing information
technology in the postmodern age from method to metaphor. Cambridge, Mass: MIT
Press
·
MANOVICH, Lev (2005). "Novas mídias como
tecnologia e ideia: dez definições". In: Leão, Lucia (org.). O chip e o
caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias São Paulo: Ed. SENAC.
·
MANOVICH, Lev. What is visualization? Disponível
em: .
Acesso em 01/02/2015.
7/5/15 Aula 9: Visualização da informação e produção de conhecimento
Textos:
·
DRUCKER, Johanna (2014). Graphesis: visual forms
of knowledge production. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.
·
MEIRELLES, Isabel. (2013). Design for
information: an introduction to the histories, theories, and best practices
behind effective information visualizations. Beverly, Massachusetts : Rockport Publishers.
14/5/15 Aula 10: Avaliação de etapa e apresentação de proposta de monografia
·
Avaliação do exercício 1 Scoop.it
·
Acompanhamento de blog, rede de links e banco de
imagens.
·
Apresentação e entrega de proposta de monografia
21/5/15 Aula 11: Mapas da Cooperação e Colaboração
Textos
· SENNETT, Richard (2012). Together: the rituals,
pleasures, and politics of cooperation. New Haven, CT: Yale University Press.
· SHIRKY, Clay (2010). Cognitive surplus:
creativity and generosity in a connected age. New York: Penguin Press.
·
ABRAMS, Janet, and Peter Hall (2006).
Else/where: mapping new cartographies of networks and territories. Minneapolis,
MN: University of Minnesota Design Institute.
28/5/15 Aula 12: Cartografias da cultura, memória e colaboração
Textos:
·
ZERUBAVEL, Eviatar (2003). Time maps: collective
memory and the social shape of the past. Chicago, Ill: University of Chicago
Press.
·
LIMA, M. (2011). Visual Complexity: Mapping
Patterns of Information. Nova York: Princeton Architectural Press.
·
LIMA, Manuel (2014). The book of trees:
visualizing branches of knowledge. New York, New York : Princeton Architectural
Press.
11/6/15 Aula 13: Semiologia dos gráficos e Conceito de diagrama
Textos:
·
BERTIN, J. (1983). Semiology of graphics.
Madison, Wis.: University of Wisconsin Press
·
STJERNFELT, Frederik (2007). Diagrammatology: an
investigation on the borderlines of phenomenology, ontology, and semiotics.
Dordrecht: Springer.
18/6/15 Aula 14: Comunicação, arte, cultura e crítica dos mapas
Textos:
·
HARMON, Katharine A., and Gayle Clemans (2009).
The map as art: contemporary artists explore cartography. New York: Princeton
Architectural Press.
·
BENDER, John B., and Michael Marrinan (2010).
The culture of diagram. Stanford, Calif: Stanford University Press.
·
TURNBULL, David, and Helen Watson (1993). Maps
are territories: science is an atlas: a portfolio of exhibits. Chicago:
University of Chicago Press.
*Avaliação do exercício 3: Blog, rede de links e banco de
imagens.
Comentários
Postar um comentário