Calendário e Plano de Aulas

-->
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP

Disciplina: Processos de criação e produção do conhecimento em hipermídia e em redes fixas e móveis: memória, narrativas e políticas nos projetos de mapas coletivos


Professor: Profª. Drª. Lucia Leão
Área de Concentração: Signo e significação nas mídias
Horário: 5ª feira – 16:00 às 19:00
Semestre: primeiro semestre de 2015
Créditos: 03 créditos
Carga horária: 225 horas


PLANO DE AULAS

26/2/15 Aula 1: Apresentação da disciplina

Objetivos da disciplina, conceitos fundamentais, sistema de avaliação.
Endereço do blog da disciplina: http://aulascos.blogspot.com.br/

5/3/15 Aula 2: Mapa, labirinto, rizoma

Essa aula tem por objetivo apresentar diferentes conceitos de rede, teoria dos grafos, labirinto, mapa, cartografia, território.
Textos:
·      DELEUZE, Gilles e Felix Guatarri (1995). "Introdução: rizoma". Mil platôs - capita/ismo e esquizofrenia, v.1. Rio de Janeiro: Ed.34.
·      LEÃO, Lucia (1999). O labirinto da hipermídia. São Paulo: Iluminuras.

*Exercício prático 1: Curadoria da informação e processos de mapeamento
·      realizar inscrição no Scoop.it;
·      criar pasta de Curadoria da informação com tópicos da pesquisa na pós graduação;
·      utilizar tags
·      trabalho em processo
·      http://sco.lt/9IewoD

12/3/15 Aula 3: Conceitos de rede

Conceitos de rede
Textos:
·      ROSENSTHIEL, Pierre (1988). “Rede”. In: Enciclopédia Einaudi – vol. 13, Lógica – Combinatória. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda.
·      LATOUR, Bruno (2014). Network: a concept, not a thing out there. In: Larsen, Lars B. (org.) Networks. Cambridge, MA : The MIT Press. - Texto extraído do livro: LATOUR, Bruno (2005). Reassembling the Social: An Introduction to Actor-Network-Theory. Oxford University Press. Tradução para português: LATOUR, Bruno (2012). Reagregando o social. Salvador/Bauru: EDUFBA/EDUSC.

*Exercício prático 2: Mapa conceitual de leitura e links de pesquisa
·      realizar um mapa conceitual com as ideias fundamentais do texto de Bruno Latour
·      incluir links para a própria pesquisa
·      softwares indicados: Prezi, FreeMind, MindMeister, XMind
·      também é possível realizar o mapa de forma artesanal (papel, cores, colagens, etc.)

19/3/15 Aula 4: Arqueologia das mídias

Textos:
·      ZIELINSKI, Siegfried (2005). “A arqueologia da mídia”. In: Leão, Lucia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Ed. SENAC.
·      KITTLER, Friedrich (2005). “A história dos meios de comunicação”. In: Lucia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.

26/3/15 Aula 5: Avaliação e acompanhamento de etapa

·      Avaliação do exercício 2 (mapa conceitual a partir do texto de Latour com links para a própria pesquisa).
·      Continuação e acompanhamento do processo de curadoria da informação (exercício 1, Scoop.it)
·      Revisão geral dos assuntos discutidos.

9/4/15 Aula 6: Complexidade

Textos:
·      MORIN, Edgar (2014). Complex Thinking for a Complex World: About Reductionism, Disjunction and Systemism. In: Systema: connecting matter, life, culture and technology (ISSN: 2305-6991). Vol 2, No 1 (2014). Disponível em: <http://www.systema-journal.org/article/view/257>; acesso em 22/2/2015.
·      MONTUORI, Alfonso (2007). Foreword: Edgar Morin’s Path of Complexity. In: Morin, E. On complexity. Cresskill, NJ: Hampton Press. Disponível em: <https://www.academia.edu/213724/Edgar_Morins_Path_of_Complexity> acesso em 22/2/2015.
·      BÖRNER, Katy, and David E. Polley (2014). Visual insights: a practical guide to making sense of data. Cambridge, Massachussetts : The MIT Press.

   
*Exercício prático 3: Organizando banco de imagens e rede de links
·      Criar sistema de organização da pesquisa (blog ou página)
·      Criar sistema de organização de banco de imagens relacionado com a pesquisa
·      Sugestões de sistemas: Pinterest, Instagram, Flickr
·      Organizar todas as pesquisas relacionadas à disciplina e criar rede de links no blog

16/4/15 Aula 7: Atlas e coleções de imagens

Textos:
·     BRUNO, Giuliana (2002). Atlas of emotion: journeys in art, architecture, and film. London: Verso.
·     MEREWETHER, Charles ed. (2006). The archive (Documents of contemporary art series). London: Whitechapel.
·     JOHNSON, Christopher D. (2012). Memory, metaphor, and Aby Warburg's Atlas of images. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press.
·     MICHAUD, Philippe-Alain (2004). Aby Warburg and the image in motion. New York: Zone Books.

30/4/15 Aula 8: Sistemas dinâmicos de visualização de bancos de dados

Textos:
·      COYNE, Richard (1995). Designing information technology in the postmodern age from method to metaphor. Cambridge, Mass: MIT Press
·      MANOVICH, Lev (2005). "Novas mídias como tecnologia e ideia: dez definições". In: Leão, Lucia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias São Paulo: Ed. SENAC.
·      MANOVICH, Lev. What is visualization? Disponível em: . Acesso em 01/02/2015.
 

7/5/15 Aula 9: Visualização da informação e produção de conhecimento

Textos:
·      DRUCKER, Johanna (2014). Graphesis: visual forms of knowledge production. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.
·      MEIRELLES, Isabel. (2013). Design for information: an introduction to the histories, theories, and best practices behind effective information visualizations. Beverly, Massachusetts : Rockport Publishers.

14/5/15 Aula 10: Avaliação de etapa e apresentação de proposta de monografia

·      Avaliação do exercício 1 Scoop.it
·      Acompanhamento de blog, rede de links e banco de imagens.
·      Apresentação e entrega de proposta de monografia

21/5/15 Aula 11: Mapas da Cooperação e Colaboração

Textos
·    SENNETT, Richard (2012). Together: the rituals, pleasures, and politics of cooperation. New Haven, CT: Yale University Press.
·    SHIRKY, Clay (2010). Cognitive surplus: creativity and generosity in a connected age. New York: Penguin Press.
·    ABRAMS, Janet, and Peter Hall (2006). Else/where: mapping new cartographies of networks and territories. Minneapolis, MN: University of Minnesota Design Institute.

28/5/15 Aula 12: Cartografias da cultura, memória e colaboração

Textos:
·      ZERUBAVEL, Eviatar (2003). Time maps: collective memory and the social shape of the past. Chicago, Ill: University of Chicago Press.
·      LIMA, M. (2011). Visual Complexity: Mapping Patterns of Information. Nova York: Princeton Architectural Press.
·      LIMA, Manuel (2014). The book of trees: visualizing branches of knowledge. New York, New York : Princeton Architectural Press.

11/6/15 Aula 13: Semiologia dos gráficos e Conceito de diagrama

Textos:
·      BERTIN, J. (1983). Semiology of graphics. Madison, Wis.: University of Wisconsin Press
·      STJERNFELT, Frederik (2007). Diagrammatology: an investigation on the borderlines of phenomenology, ontology, and semiotics. Dordrecht: Springer.

18/6/15 Aula 14: Comunicação, arte, cultura e crítica dos mapas

Textos:
·      HARMON, Katharine A., and Gayle Clemans (2009). The map as art: contemporary artists explore cartography. New York: Princeton Architectural Press.
·      BENDER, John B., and Michael Marrinan (2010). The culture of diagram. Stanford, Calif: Stanford University Press.
·      TURNBULL, David, and Helen Watson (1993). Maps are territories: science is an atlas: a portfolio of exhibits. Chicago: University of Chicago Press.

*Avaliação do exercício 3: Blog, rede de links e banco de imagens.

25/6/15 Aula 15: Entrega da monografia e avaliação geral.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apontamento e Anotações - aula 5 - 22/09

Próximas Aulas

Spectralina