ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA PARA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE

MONOGRAFIA PARA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Profa. Dra. Lucia Leão



Este roteiro tem por objetivo contribuir na elaboração de monografia para disciplinas dos cursos de pós-graduação que em seu projeto definiram a monografia como trabalho final.

Fase 1: PROJETO DE MONOGRAFIA

A elaboração da monografia para disciplina de pós-graduação deve ser precedida de elaboração e aprovação de projeto de monografia. O projeto de monografia deve ser elaborado de acordo com as orientações apresentadas a seguir, lembrando que todos os projetos devem obedecer às normas da ABNT. O projeto deve ser impresso e entregue em data marcada no calendário.

Estrutura

A estrutura do projeto de monografia é composta por:

1.         Dados do Projeto
a.         Nome do Aluno, email
b.         Nome do Professor Orientador, semestre de curso, nível (Mestrado ou Doutorado)
c.          Título do Projeto de Monografia
d.         Bolsa (Se sim, indicar agência)
e.         Nome da Disciplina
f.          Nome do Professor da Disciplina
g.         Data

2.         Resumo (do projeto da Monografia)
3.         Apresentação de breve resumo de seu projeto de pesquisa (Mestrado ou Doutorado), incluindo: introdução ao tema, questão de pesquisa, objetivos, método.
4.         Apresentação dos conteúdos da disciplina que irá associar à sua pesquisa pessoal
5.         Resultados esperados
6.         Discussão
7.         Referências


Observações: O projeto de monografia deve ser entregue, impreterivelmente, na data prevista no calendário da disciplina. O projeto dever ser entregue impresso e as páginas dever ser numeradas.

Fase 2: MONOGRAFIA

Recomendações Gerais:

A monografia é uma dissertação escrita que deve trazer elementos a respeito da pesquisa de pós-graduação do Aluno e elementos de áreas relacionadas com o conteúdo, referências teóricas e aplicativos pertinentes ao programa da disciplina ministrada. A monografia deve exprimir de forma clara a capacidade de análise e de utilização de métodos e conceitos científicos por parte do aluno. Para isso, recomenda-se que o Aluno mantenha a prática de realizar anotações em aula e resenhas bibliográficas durante todo o semestre. O texto final da monografia deve ter no mínimo de 10 (dez) páginas e no máximo 20 (vinte) páginas. Toda monografia precisa conter pesquisa bibliográfica de, no mínimo, 5 (cinco) obras, e apresentar as referências citadas no final. No caso específico da disciplina “Processos de criação e produção do conhecimento em hipermídia e em redes fixas e móveis: memória, narrativas e políticas nos projetos de mapas coletivos” espera-se que a monografia apresente resenha e análise crítica de pelo menos um sistema de visualização de dados. Recomenda-se também a utilização de imagens, gráficos e figuras.

A estrutura da monografia é composta por:

1.         Página inicial: Dados da Monografia
a.         Nome do Aluno, email
b.         Nome do Professor Orientador, semestre de curso, nível (Mestrado ou Doutorado)
c.          Título da Monografia
d.         Bolsa (Se sim, indicar agência)
e.         Nome da Disciplina
f.          Nome do Professor da Disciplina
g.         Data

2.         Resumo (da Monografia)
Escrito com frases assertivas, o resumo deve conter: objetivos da monografia, contexto, método e indicação de referências fundamentais. O resumo deve ter no máximo 100 palavras. Ao final, indicar palavras-chaves (7).

3.         Sumário
Lista de figuras
Lista de tabelas, etc.

4.         Introdução
A monografia deve iniciar com uma introdução ao tema, apresentação do contexto da pesquisa.

5.         Projeto de pesquisa na Pós-graduação
Em seguida, a monografia deve apresentar um breve resumo do projeto de pesquisa do Aluno na Pós-graduação (Mestrado ou Doutorado), incluindo: introdução ao tema, questão de pesquisa, fundamentação teórica, objetivos, método.

6.         Revisão de conteúdos da disciplina e resenhas
Nesse momento, a monografia irá versar a respeito dos conteúdos da disciplina que serão associados à sua pesquisa pessoal. Incluir nesse tópico justificativa de como esses conteúdos e/ou processos podem dialogar e contribuir para a pesquisa de pós-graduação em andamento.

7.         Desenvolvimento
Texto de caráter crítico e argumentativo, nesse tópico, a monografia irá desenvolver as relações criadas e, quando possível, apresentar os resultados obtidos.

8.         Discussão e Considerações Finais
Item dedicado a problematizações, apresentação de sínteses dos conhecimentos desenvolvidos, propostas de aplicações futuras.

9.         Referências
Incluir livros, artigos, sites, aplicativos etc. Usar normas ABNT.

Observações:
-           Excepcionalmente, os Alunos que pretendem submeter suas monografias (no formato de artigo original) para publicação em Periódicos Científicos, podem adotar a formatação indicada pelo periódico, desde que justifiquem a escolha do periódico e indiquem a formatação em nota de rodapé.
-           Todas as imagens, figuras e gráficos devem ser acompanhadas por legendas.
-           Todas as páginas devem vir numeradas, canto inferior direito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apontamento e Anotações - aula 5 - 22/09

Spectralina