EMENTA


Seminário de Pesquisa Linha II : Processos de criação na comunicação e na cultura
Profª. Drª. Lucia Leão (cód. 7253)
Área de Concentração: Signo e Significação nas Mídias
Linha de Pesquisa 2: Processos de criação na comunicação e na cultura
5ª feira, das 16 às 19 horas
Semestre: 2 º/2015              
Créditos: 03
O seminário busca discutir o papel da epistemologia e da arqueologia do conhecimento nas Ciências Humanas e, em particular, nas Ciências da Comunicação, esclarecendo o objetivo da teoria e da pesquisa no desenvolvimento da área. Com a inserção dos projetos discentes em cada Linha de Pesquisa do Programa, serão discutidos os passos para aprimoramento e aprofundamento dessas propostas de estudo no âmbito mais amplo da Comunicação como campo científico de saberes, enfatizando-se seu caráter transdisciplinar e suas interfaces específicas com ciências afins. Cada projeto será considerado com base nos seguintes itens: tema e estado da arte, objeto e corpus, problema de pesquisa, objetivos, hipóteses, justificativa, quadro teórico, metodologia, bibliografia e normas da ABNT.
A disciplina tem por objetivo instrumentalizar o aluno na elaboração de seu projeto de pesquisa assim como estimular leituras críticas de textos de fundamentação teórica e promover reflexões em grupo. Em relação à linha de pesquisa, a disciplina busca compreender o universo das mídias e suas relações com os sistemas da cultura. As práticas culturais serão estudadas em seus fluxos comunicacionais (trocas, transmissões e traduções). As discussões são fundamentadas a partir do paradigma da complexidade, criação enquanto processo em rede e métodos da arqueologia das mídias. O conteúdo da disciplina versa sobre os temas: construção do problema da pesquisa, revisão bibliográfica e estado da arte, fundamentação teórica, definição de objetivos, materiais e métodos, escrita científica e formatação. O quadro teórico-epistemológico de referência envolve, entre outros, Peirce; Foucault;  Deleuze e Guattari; Agamben; Leão e Salles. Em termos metodológicos, o curso é composto por aulas, discussões em grupo e seminários. A avaliação é processual e envolve: seminários, leituras, participação nas discussões em sala de aula e nas redes online; redação final e apresentação do projeto.
Bibliografia Básica
AGAMBEN, Giorgio (2009). The signature of all things: on method. New York, Zone Books.
FOUCAULT, Michel (2004). A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
GALLOWAY, Alexander R, Eugene Thacker, McKenzie Wark (2013). Excommunication: Three Inquiries in Media and Mediation. Chicago: The University of Chicago Press.
LEÃO, Lucia (2011). Paradigmas dos processos de criação em mídias digitais: uma cartografia. Virus, v. 6, p. 05-27.
PEIRCE, Charles Sanders (1998). The Architecture of Theories. In: Browning, D., William T. Myers. Philosophers of process. New York: Fordham University Press.

Bibliografia Complementar
ALBUQUERQUE, Jorge e SANTAELLA, Lucia (2008). Metaciência como guia de pesquisa. São Paulo: Editora Mérito.
BARROS, Laan Mendes de. Do antagonismo entre teoria e prática a uma práxis da comunicação. In: GT “Epistemologia da Comunicação”. XX Encontro da Compós. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2011.
CHIZZOTTI, A. (2006). Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis (RJ): Vozes.
DALLOW, Peter. (2003). Representing Creativeness: Practice-Based Approaches to Research in the Creative Arts. Art, Design and Communication in Higher Education 2(1).
DELEUZE, G., GUATTARI, F. (1992). O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34.
LEÃO, Lucia; Salles, Cecilia (2011). A pesquisa em processos de criação: três perspectivas. In: 20º Encontro Nacional da Anpap: Subjetividade, utopias e fabulações, Rio de Janeiro.
TEIXEIRA, E. (2005). As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis (RJ): Vozes.

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