Palestra: Arlete dos Santos Petry CCM – dia 17 de agosto de 2017; 14h.




O Jogo como condição da autoria e da produção do conhecimento

Resumo:

O trabalho de pesquisa analisa o conceito de Spiel (jogo) como condição para a autoria e para a produção de conhecimento em geral, e na área de comunicação, em particular. Parte da construção do conceito de jogo, tal como desenvolvido pela filosofia ocidental que se dedicou ao tema, e organiza relações teórico-conceituais com a psicanálise lacaniana. Desenvolve, a partir de um olhar histórico, o conceito de autoria em seus contornos institucionais e nos aspectos anteriores à própria figura do autor. Propõe conceituar a autoria e o autor para além de seus aspectos institucionais, como um ato decisório de uma certa posição de sujeito que deriva de um pré-reconhecimento da posição autor.

A partir desses pressupostos, aproxima autoria e jogo, situando esse último como condição para a autoria. Promove, ainda, uma vinculação entre autoria e produção de conhecimento, buscando compreender as características que vinculam ambas ao conceito de jogo, refletindo, especialmente a partir do pensamento peirceano, a respeito da produção de conhecimento, como consequência natural de um método que tem seu início com um tipo especial de jogo denominado abdução.

Paralelamente à investigação teórica e partindo da ideia de que as definições dos conceitos de jogo e autoria podem orientar a compreensão da navegação e produção na linguagem hipermídia, desenvolve a análise de produções hipermidiático-acadêmicas, bem como realiza a produção de um jogo digital. Esse jogo introduz-se na pesquisa como o corolário metodológico do exercício da tradução em linguagem digital do pesquisado e do texto escrito da investigação empreendida.

Como tal, ele deve ser compreendido como um laboratório de reflexão pragmaticista que, visando a linguagem hipermídia, a autoria e a produção de conhecimento, encontra o conceito de jogo em ação no campo dos games.

A pesquisa permite a estruturação de uma base documental e interativa que ajuda a responder como se dá a produção do conhecimento em linguagem digital, a constatar a presença das características do jogo e a postular que a hipermídia, na sua perspectiva dos jogos digitais, constitui uma linguagem comunicacional favorável ao redimensionamento do conceito de autoria e da produção de conhecimento.

           
Mini Bio:

Arlete dos Santos Petry é professora adjunta do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais no Instituto Metrópole Digital-UFRN. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2010) tendo pesquisado os temas Jogo, Autoria, Produção de Conhecimento e Jogos Digitais. Em 2014 esteve na Universidade de Toronto na condição de Visiting Scholar, pesquisando a apropriação dos Jogos Digitais pelas crianças. No 2º semestre de 2012 esteve como Professora Visitante no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP com a disciplina A Vida Digital: um percurso da hipermídia aos games. Sua pesquisa de Pós-doutorado sobre Jogos Digitais foi realizada na ECA (USP) e na Universidade de Toronto, tendo apoio da FAPESP. Seus temas de pesquisa buscam fundamentos na Filosofia, na Semiótica, na Educação e na Psicanálise. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestrado em Educação pela mesma Universidade. Na graduação lecionou em cursos de Pedagogia, Licenciaturas e Psicopedagogia, Psicologia e Jogos Digitais. Em cursos lato sensu, sua experiência encontra-se nas áreas de Educação, Comunicação e Tecnologia, tendo sido professora da especialização em Educomunicação (USP) e de Gamecultura & Metodologia de Pesquisa (SENAC/SP). Integrou grupos de pesquisa contemplados por edital BNDES (Censo Brasileiro da Indústria de Jogos Digitais) e CNPq (n. 478295/2011-1) executados entre 2012-2014. Parecerista científica de diversas revistas, como Informática na Educação (UFRGS), Contracampo (UFF); e de eventos, como SBGames:Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital, SBIE:Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e Iberian Conference on Information Systems and Technologies. Autora de Jogo, Autoria e Conhecimento: fundamentos para uma compreensão dos Games (Paco Ed.). Co-autora de Jogo, Arte e Educação (Ed.UDESC).
           
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apontamento e Anotações - aula 5 - 22/09

Aulas 2_2020