Palestra: Arlete dos Santos Petry CCM – dia 17 de agosto de 2017; 14h.
O Jogo como condição
da autoria e da produção do conhecimento
Resumo:
O trabalho de pesquisa analisa o conceito de Spiel (jogo)
como condição para a autoria e para a produção de conhecimento em geral, e na
área de comunicação, em particular. Parte da construção do conceito de jogo,
tal como desenvolvido pela filosofia ocidental que se dedicou ao tema, e
organiza relações teórico-conceituais com a psicanálise lacaniana. Desenvolve, a
partir de um olhar histórico, o conceito de autoria em seus contornos
institucionais e nos aspectos anteriores à própria figura do autor. Propõe
conceituar a autoria e o autor para além de seus aspectos institucionais, como
um ato decisório de uma certa posição de sujeito que deriva de um
pré-reconhecimento da posição autor.
A partir desses pressupostos, aproxima autoria e jogo,
situando esse último como condição para a autoria. Promove, ainda, uma
vinculação entre autoria e produção de conhecimento, buscando compreender as
características que vinculam ambas ao conceito de jogo, refletindo,
especialmente a partir do pensamento peirceano, a respeito da produção de
conhecimento, como consequência natural de um método que tem seu início com um
tipo especial de jogo denominado abdução.
Paralelamente à investigação teórica e partindo da ideia de
que as definições dos conceitos de jogo e autoria podem orientar a compreensão
da navegação e produção na linguagem hipermídia, desenvolve a análise de
produções hipermidiático-acadêmicas, bem como realiza a produção de um jogo
digital. Esse jogo introduz-se na pesquisa como o corolário metodológico do
exercício da tradução em linguagem digital do pesquisado e do texto escrito da
investigação empreendida.
Como tal, ele deve ser compreendido como um laboratório de
reflexão pragmaticista que, visando a linguagem hipermídia, a autoria e a
produção de conhecimento, encontra o conceito de jogo em ação no campo dos
games.
A pesquisa permite a estruturação de uma base documental e
interativa que ajuda a responder como se dá a produção do conhecimento em
linguagem digital, a constatar a presença das características do jogo e a
postular que a hipermídia, na sua perspectiva dos jogos digitais, constitui uma
linguagem comunicacional favorável ao redimensionamento do conceito de autoria
e da produção de conhecimento.
Mini Bio:
Arlete dos Santos Petry é professora adjunta do Departamento
de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e professora
permanente do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais
no Instituto Metrópole Digital-UFRN. Doutora em Comunicação e Semiótica pela
PUC-SP (2010) tendo pesquisado os temas Jogo, Autoria, Produção de Conhecimento
e Jogos Digitais. Em 2014 esteve na Universidade de Toronto na condição de
Visiting Scholar, pesquisando a apropriação dos Jogos Digitais pelas crianças.
No 2º semestre de 2012 esteve como Professora Visitante no Programa de
Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP com a disciplina A Vida
Digital: um percurso da hipermídia aos games. Sua pesquisa de Pós-doutorado
sobre Jogos Digitais foi realizada na ECA (USP) e na Universidade de Toronto,
tendo apoio da FAPESP. Seus temas de pesquisa buscam fundamentos na Filosofia,
na Semiótica, na Educação e na Psicanálise. Possui graduação em Psicologia pela
Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestrado em Educação pela mesma
Universidade. Na graduação lecionou em cursos de Pedagogia, Licenciaturas e
Psicopedagogia, Psicologia e Jogos Digitais. Em cursos lato sensu, sua
experiência encontra-se nas áreas de Educação, Comunicação e Tecnologia, tendo
sido professora da especialização em Educomunicação (USP) e de Gamecultura
& Metodologia de Pesquisa (SENAC/SP). Integrou grupos de pesquisa contemplados
por edital BNDES (Censo Brasileiro da Indústria de Jogos Digitais) e CNPq (n.
478295/2011-1) executados entre 2012-2014. Parecerista científica de diversas
revistas, como Informática na Educação (UFRGS), Contracampo (UFF); e de
eventos, como SBGames:Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento de Jogos e
Entretenimento Digital, SBIE:Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e
Iberian Conference on Information Systems and Technologies. Autora de Jogo,
Autoria e Conhecimento: fundamentos para uma compreensão dos Games (Paco Ed.).
Co-autora de Jogo, Arte e Educação (Ed.UDESC).
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