Transformações na cultura audiovisual contemporânea


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Processos de criação em diferentes mídias: transformações na cultura audiovisual contemporânea
Área de Concentração: Signo e Significação nos Processos Comunicacionais
Linha de Pesquisa 2: Processos de Criação na Comunicação e na Cultura
Profa. Dra. Lucia Leão
Semestre: 1º/2018
Horário: 5ª feira, das 16 às 18h45
Créditos: 03
Carga Horária: 225 horas


O audiovisual – entendido enquanto mídia e cultura – constitui a base de grande parte das experiências do cotidiano. Presente no cinema, televisão, vídeos, redes digitais e videogames, o audiovisual também se manifesta em smartfones, tablets, notebooks e telas em diferentes formatos que habitam o espaço urbano. No contexto das recentes transformações das tecnologias de comunicação, dos processos de digitalização, das múltiplas plataformas de acesso e das novas possibilidades técnicas nos processos de criação e produção, a disciplina tem por objetivo propor uma revisão crítica do estado da arte e apresentar uma proposta de método para o estudo do audiovisual.

O curso se organiza em três esferas: (1) conceitos fundamentais: cinema, filme, televisão, vídeo, hipermídia, mídias digitais, cultura em fluxo, narrativa, fotografia, imagem em movimento, imaginário; (2) conceitos emergentes: estética dos bancos de dados, cultura do software e pós-digital, pós-produção, narrativas transmidiáticas e pós-mídia, narratologia, multimodalidade e intermedialidade, cinema simbiótico, cinema multi-tela, pós-cinema; (3) procedimentos de criação no audiovisual: tradução, transcriação, adaptação, imagem e imaginário em narrativas complexas, hiper-narrativas, narrativas seriadas e webséries, cultura participativa, de fãs e redes sociais, arquivo, memória coletiva, filmes caseiros, Youtube e técnicas do faça-você-mesmo (DIY), montagem, colagem, bricolagem, remixagem e sampleamento. O método de trabalho da disciplina é composto por aulas expositivas, discussão de textos e seminários. A avaliação é processual e compreende: atividades em aula, participação em discussões, leituras, exercícios, frequência e pontualidade, apresentação de seminário e monografia individual.

Bibliografia básica:


CASETTI, Francesco (2015). The lumière galaxy: seven key words for the cinema to come. New York: Columbia University Press.
JOST, François (2004). Seis lições sobre a televisão. Porto Alegre: Sulina.
LEÃO, Lucia (org.) (2016). Processos do imaginário. São Paulo: Képos.
RODOWICK, David Norman (2009). The virtual life of film. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.

Bibliografia complementar:


EISENSTEIN, Sergei (2002). A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar.
GAUDREAULT, André; JOST, François (2009). A narrativa cinematográfica. Brasília: Editora da UNB.
GUNNING, Tom; CORRIGAN, Timothy (2008). Still moving: between cinema and photography. Durhan and London: Duke University Press.
THON, Jan-Noël (2016). Transmedial narratology and contemporary media culture (Frontiers of Narrative). Lincoln and London: University of Nebraska Press.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apontamento e Anotações - aula 5 - 22/09

Agenda revista

Próximas Aulas