Transformações na cultura audiovisual contemporânea
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e
Semiótica
Processos de criação em diferentes mídias: transformações
na cultura audiovisual contemporânea
Área de Concentração: Signo e Significação nos Processos
Comunicacionais
Linha de Pesquisa 2: Processos de Criação na
Comunicação e na Cultura
Profa. Dra.
Lucia Leão
Semestre: 1º/2018
Horário: 5ª feira, das 16 às 18h45
Créditos: 03
Carga Horária: 225 horas
O audiovisual – entendido enquanto mídia e cultura –
constitui a base de grande parte das experiências do cotidiano. Presente no
cinema, televisão, vídeos, redes digitais e videogames, o audiovisual também se
manifesta em smartfones, tablets, notebooks e telas em diferentes formatos que
habitam o espaço urbano. No contexto das recentes transformações das
tecnologias de comunicação, dos processos de digitalização, das múltiplas
plataformas de acesso e das novas possibilidades técnicas nos processos de
criação e produção, a disciplina tem por objetivo propor uma revisão crítica do
estado da arte e apresentar uma proposta de método para o estudo do
audiovisual.
O curso se organiza em três esferas: (1) conceitos
fundamentais: cinema, filme, televisão, vídeo, hipermídia, mídias digitais,
cultura em fluxo, narrativa, fotografia, imagem em movimento, imaginário; (2)
conceitos emergentes: estética dos bancos de dados, cultura do software e
pós-digital, pós-produção, narrativas transmidiáticas e pós-mídia, narratologia,
multimodalidade e intermedialidade, cinema simbiótico, cinema multi-tela,
pós-cinema; (3) procedimentos de criação no audiovisual: tradução,
transcriação, adaptação, imagem e imaginário em narrativas complexas, hiper-narrativas,
narrativas seriadas e webséries, cultura participativa, de fãs e redes sociais,
arquivo, memória coletiva, filmes caseiros, Youtube e técnicas do
faça-você-mesmo (DIY), montagem, colagem, bricolagem, remixagem e sampleamento.
O método de trabalho da disciplina é composto por aulas expositivas, discussão
de textos e seminários. A avaliação é processual e compreende: atividades em
aula, participação em discussões, leituras, exercícios, frequência e
pontualidade, apresentação de seminário e monografia individual.
Bibliografia básica:
CASETTI, Francesco (2015). The lumière galaxy: seven
key words for the cinema to come. New York: Columbia University Press.
JOST, François (2004). Seis lições sobre a televisão.
Porto Alegre: Sulina.
LEÃO, Lucia (org.) (2016). Processos do imaginário.
São Paulo: Képos.
RODOWICK, David Norman (2009). The virtual life of
film. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.
Bibliografia complementar:
EISENSTEIN, Sergei (2002). A forma do filme. Rio de
Janeiro: Zahar.
GAUDREAULT, André; JOST, François (2009). A narrativa
cinematográfica. Brasília: Editora da UNB.
GUNNING, Tom; CORRIGAN, Timothy (2008). Still moving:
between cinema and photography. Durhan and London: Duke University Press.
THON, Jan-Noël (2016). Transmedial narratology and
contemporary media culture (Frontiers of Narrative). Lincoln and London:
University of Nebraska Press.
Comentários
Postar um comentário