Ementa Disciplina COS :: Semestre: 2º/2018
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Programa de Estudos
Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Processos de
mediação da cultura: produção de conhecimento em curadoria e imaginário
Área de Concentração: Signo e Significação nos
Processos Comunicacionais
Linha de Pesquisa 2: Processos de Criação na
Comunicação e na Cultura
Profa. Dra.
Lucia Leão
Semestre: 2º/2018
Horário: 5ª feira, das 16 às 18h45
Créditos: 03
Carga Horária: 225 horas
A disciplina propõe analisar as mediações em seus modos de
atuação nas mídias e na cultura. Será evidenciado que as mediações possibilitam
variadas leituras dos sistemas de signos que constituem a cultura, levando-se
em conta os padrões sociais, econômicos, ecológicos e comunicacionais. Os
processos de mediação da cultura serão trabalhados em suas formas temporais e
espaciais, desde os processos relacionais entre natureza e cultura, até a
produção de imagens, imaginários e paisagens, incluindo processos de
curadorias.
Os projetos curatoriais, compreendidos
enquanto redes de discursos, acionam questões prementes na cultura contemporânea
e possibilitam diálogos entre diferentes campos do saber. Em seus processos de
criação, as práticas curatoriais adotam uma série de procedimentos como coleta,
arquivo, seleção, organização e cartografia de dados. Nesse contexto, os
projetos curatoriais instauram modelos criativos de produção de conhecimento e
são vivenciados em variadas experiências comunicacionais no cotidiano e nas
redes sociais digitais. O conteúdo do curso engloba: imagem e imaginário na
cultura das redes (Belting, Leão); estetização do mundo e capitalismo artista (Lipovetsky
e Serroy); sociedade do cansaço e
psicopolíticas (Han); arte, consumo, subjetividade, redes, afetos e políticas
em fluxo (Foucault, Castells, Illouz); e projetos de curadoria (Groys, Weibel, Cook,
P. O’Neill, T. Smith, Nato Thompson e Steve Dietz.) O método de trabalho da
disciplina é composto por aulas expositivas, discussão de textos e seminários.
A avaliação é processual e compreende: atividades em aula, participação em
discussões, leituras, exercícios, frequência e pontualidade, apresentação de seminário
e monografia individual.
Bibliografia básica:
HAN, Byung-Chul. Psychopolitics: Neoliberalism and New
Technologies of Power. Verso Books, 2017.
ILLOUZ, Eva. Cold Intimacies. The Making of Emotional
Capitalism. Hoboken 2007
LEÃO, Lucia (org.). Processos do imaginário. São
Paulo: Képos, 2016.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do
mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras,
2015.
Bibliografia complementar:
CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança:
movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
GRAHAM, B., COOK, S. Rethinking curating: art after
new media. Cambridge, Mass. : MIT Press, 2010.
O’NEILL, P. The Culture of Curating and the Curating
of Culture(s). Cambridge, Mass. : MIT Press, 2012.
OBRIST, H. U. Caminhos da curadoria. Rio de Janeiro:
Cobogó, 2014.
SALLES, C. A. Arquivos de criação: arte e curadoria.
Vinhedo: Horizonte, 2010.
SMITH, T. Thinking Contemporary Curating. New York:
Independent Curators International, 2012.
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