Ementa Disciplina COS :: Semestre: 2º/2018


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Processos de mediação da cultura: produção de conhecimento em curadoria e imaginário
Área de Concentração: Signo e Significação nos Processos Comunicacionais
Linha de Pesquisa 2: Processos de Criação na Comunicação e na Cultura
Profa. Dra. Lucia Leão
Semestre: 2º/2018
Horário: 5ª feira, das 16 às 18h45
Créditos: 03
Carga Horária: 225 horas

A disciplina propõe analisar as mediações em seus modos de atuação nas mídias e na cultura. Será evidenciado que as mediações possibilitam variadas leituras dos sistemas de signos que constituem a cultura, levando-se em conta os padrões sociais, econômicos, ecológicos e comunicacionais. Os processos de mediação da cultura serão trabalhados em suas formas temporais e espaciais, desde os processos relacionais entre natureza e cultura, até a produção de imagens, imaginários e paisagens, incluindo processos de curadorias. 

Os projetos curatoriais, compreendidos enquanto redes de discursos, acionam questões prementes na cultura contemporânea e possibilitam diálogos entre diferentes campos do saber. Em seus processos de criação, as práticas curatoriais adotam uma série de procedimentos como coleta, arquivo, seleção, organização e cartografia de dados. Nesse contexto, os projetos curatoriais instauram modelos criativos de produção de conhecimento e são vivenciados em variadas experiências comunicacionais no cotidiano e nas redes sociais digitais. O conteúdo do curso engloba: imagem e imaginário na cultura das redes (Belting, Leão); estetização do mundo e capitalismo artista (Lipovetsky e Serroy); sociedade do cansaço e psicopolíticas (Han); arte, consumo, subjetividade, redes, afetos e políticas em fluxo (Foucault, Castells, Illouz); e projetos de curadoria (Groys, Weibel, Cook, P. O’Neill, T. Smith, Nato Thompson e Steve Dietz.) O método de trabalho da disciplina é composto por aulas expositivas, discussão de textos e seminários. A avaliação é processual e compreende: atividades em aula, participação em discussões, leituras, exercícios, frequência e pontualidade, apresentação de seminário e monografia individual.


Bibliografia básica:


HAN, Byung-Chul. Psychopolitics: Neoliberalism and New Technologies of Power. Verso Books, 2017.
ILLOUZ, Eva. Cold Intimacies. The Making of Emotional Capitalism. Hoboken 2007 
LEÃO, Lucia (org.). Processos do imaginário. São Paulo: Képos, 2016.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Bibliografia complementar:


CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
GRAHAM, B., COOK, S. Rethinking curating: art after new media. Cambridge, Mass. : MIT Press, 2010.
O’NEILL, P. The Culture of Curating and the Curating of Culture(s). Cambridge, Mass. : MIT Press, 2012.
OBRIST, H. U. Caminhos da curadoria. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
SALLES, C. A. Arquivos de criação: arte e curadoria. Vinhedo: Horizonte, 2010.
SMITH, T. Thinking Contemporary Curating. New York: Independent Curators International, 2012.

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