Ementa 1_2019 :: Teorias da complexidade na comunicação: culturas e poéticas das redes
PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Programa
de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Área
de Concentração: Signo e Significação nos Processos Comunicacionais
Linha
de Pesquisa 2: Processos de Criação na Comunicação e na Cultura
Disciplina
do eixo fundamental: Teorias da
complexidade na comunicação: culturas e poéticas das redes
Professor:
Lucia Leão (cod.: 7253)
Semestre:
1º/2019
Horário:
5ª feira, das 16 às 18h45
Créditos:
03
Carga
Horária: 225 horas
EMENTA
A
disciplina estuda a contribuição das teorias da complexidade para o
desenvolvimento do campo científico da Comunicação. Essas teorias enfocam a
semiose como processo sistêmico que articula dimensões socionaturais,
socioculturais e intersubjetivas. A
complexidade é pensada como processos atuando em conjunto, possibilitando
conectar e contextualizar as estruturas e reconhecer as singularidades.
Evitam-se, assim, o reducionismo que dissolve os sistemas para considerar
somente suas partes e o atomismo que concebe seus objetos de maneira isolada. A
disciplina enfatizará os seguintes aspectos: 1) histórico do pensamento
complexo, desde a teoria da informação e as primeiras formulações da
cibernética e da teoria geral de sistemas até as propostas de uma ontologia
científica sistêmica; 2) rede como modo de pensamento das relações; e 3)
interações do pensamento complexo com a cultura, as mídias e os processos de
criação.
Em
seu recorte específico, a disciplina relaciona
conceitos de emergência, redes, cooperação, sistemas complexos adaptativos,
cartografias colaborativas e resiliência com o objetivo de discutir processos
de criação nas redes digitais. Busca-se estudar o universo das mídias e suas
relações com os sistemas da cultura, em seus fluxos comunicacionais (trocas,
transmissões e traduções). O conteúdo da disciplina versa sobre os temas: visões
contemporâneas do conceito de emergência; dinâmicas não-lineares; abordagem dos
sistemas complexos no estudo dos fenômenos culturais; mapas de complexidade; políticas
da cooperação; processos criativos em rede e cartografias da cultura. O quadro
teórico-epistemológico de referência envolve, entre outros: Edgar Morin, Michel
Serres e De Landa. Em termos metodológicos, o curso é composto por aulas,
discussões em grupo e seminários. A avaliação é processual e envolve:
seminários, participação nas discussões em sala de aula e nas redes; redação de
monografia.
Bibliografia Básica
DE
LANDA, Manuel (2006). A new philosophy of society assemblage theory and social
complexity. London: Continuum.
LEÃO,
Lucia (2001). O labirinto da hipermídia. São Paulo: Iluminuras.
MORIN,
Edgar (1999). O método III: conhecimento
do conhecimento. Porto Alegre: Sulina.
PETERS,
John Durham (2016). Nuvens. In: Lucia Leão (org.) Processos do Imaginário. São
Paulo: Képos.
SERRES,
Michel (1982). Hermes: Literature, science, philosophy. Baltimore, Md and
London: Johns Hopkins University Press.
Bibliografia Complementar
GALANTER,
P. (2016). An Introduction to Complexism. Technoetic Arts: A Journal of
Speculative Research, 14(1-2), 9-31.
KITTLER,
Friedrich (2005). “A história dos meios de comunicação”. In: Lucia Leão (org.).
O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora
SENAC, 2005.
LATOUR,
Bruno (2014). Network: a concept, not a thing out there. In: Larsen, Lars B.
(org.) Networks. Cambridge, MA : The MIT Press.
ROSENSTHIEL,
Pierre (1988). Rede. In: Enciclopédia Einaudi – vol. 13, Lógica – Combinatória.
Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda.
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