Blog para as aulas

Ola Pessoal
esse blog foi criado para documentar nossas aulas assim como estimular debates e trocas.
Ele começa no dia 18 de agosto de 2009, na disciplina Processo de criação em diferentes mídias, no curso do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.
Sejam todos bem vindos!

Comentários

  1. A "Poética do Devaneio", que estamos lendo, é um dos últimos noturnos escritos por Gaston Bachelard (1884, Bar-sur-Aube/ 1962, Paris). É possível dividir a obra deste autor - imensa, em mais de um sentido - em duas, de acordo com reflexões dele mesmo. Em "A Poética do Espaço", por exemplo, escreve: "Demasiadamente tarde, conheci a boa consciência, no trabalho alternado das imagens e dos conceitos, duas boas consciências, que seria a do pleno dia e a que aceita o lado noturno da alma" (apud JAPIASSÚ, 1976, p.47).
    Deste modo, a produção de Bachelard pode ser acompanhada em dois planos, o Diurno (abrangendo trabalhos em Epistemologia e História das Ciências) e o Noturno (na qual se incluem os trabalhos de Imaginação Poética, Devaneios, Sonhos) . Embora esta divisão, principalmente didática, seja simplificadora, ela alerta-nos para modos de funcionamento da mente / corpo, sensibilidade / razão, e dos caminhos abertos na superação destas dicotomias.
    Se alguém se interessar, tenho uma bibliografia razoavel de Bachelard e alguns livros dele (levo p/ a p aula). Abs Norma

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Apontamento e Anotações - aula 5 - 22/09

Aulas 2_2020