Perfil – Lisani Albertini

A piracicabana Lisani Albertini de Souza se mudou para São Paulo quando tinha dezoito anos. Queria continuar seus estudos de teatro – buscava uma vaga no curso profissionalizante Teatro-escola Célia Helena – e fazer cursinho para ingressar na vida universitária. Seus esforços renderam bons frutos: no final de 2006, se formou em Comunicação das Artes do Corpo na Pontifícia Universidade de São Paulo – PUC/SP.


Durante toda a sua graduação, Lisani continuou a estudar teatro fora da universidade. Por isso, trabalhou como professora-assistente de preparação corporal de atores através da técnica KlaussVianna e como produtora cultural em alguns espetáculos.


No começo de 2008, decidiu fazer mestrado em Comunicação e Semiótica para aprofundar seus estudos no trabalho desenvolvido por Klauss Vianna, técnica corporal a qual pesquisa há algum tempo. Sua principal motivação ao escolher qual área de seu curso stricto sensu foi um artigo do próprio bailarino e coreógrafo brasileiro falando sobre os sotaques do corpo do brasileiro.


Orientanda da professora Dra. Christine Greiner, seu projeto inicial no mestrado tinha como objetivo discutir a relação entre a dramaturgia gestual e o processo de comunicação. Mas, com algumas mudanças de percursos, optou por estudar o processo de construção da imagem sensual da mulher brasileira. Observando a gestualidade e os encontros culturais presentes no Brasil colonial, as teorias que fundamentam seu trabalho são: corpomídia, mestiçagem e teoria da memética.


Como um acréscimo a sua formação acadêmica, Lisani participa do grupo Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem, liderado pelo professor Dr. Amálio Pinheiro. Já, na continuação de seus estudos corporais e no desenvolvimento dos mesmos, a jovem pesquisadora integra o grupo Angoleiro Sim Sinhô de capoeira angola, no qual tem o apelido de Branquinha.


Lisani adora dançar, gosta de escrever livros e é mergulhadora autônoma avançada. Como também faz parte da Cia. de teatro Diversões Maquinamalta, às vezes desperta seu lado atriz e encara os palcos em algumas apresentações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apontamento e Anotações - aula 5 - 22/09

Spectralina