Ementa Disciplina :: Seminário de Pesquisa

Seminário de Pesquisa II (cód. disciplina: P05507)
Professor: Lucia Leão (cód.: 7253)

Área de Concentração: Signo e Significação nos Processos Comunicacionais
Linha de Pesquisa 2: Processos de Criação na Comunicação e na Cultura
Semestre: 1º/2017
Horário: 5ª feira, das 16 às 18h45
Créditos: 03
Carga Horária: 225 horas

Ementa:
O seminário busca discutir o papel da epistemologia e da arqueologia do
conhecimento nas Ciências Humanas e, em particular, nas Ciências da
Comunicação, esclarecendo o objetivo da teoria e da pesquisa no desenvolvimento
da área. Com a inserção dos projetos discentes em cada Linha de Pesquisa do
Programa, serão discutidos os passos para aprimoramento e aprofundamento
dessas propostas de estudo no âmbito mais amplo da Comunicação como campo
científico de saberes, enfatizando‐se seu caráter transdisciplinar e suas interfaces
específicas com ciências afins. Cada projeto será considerado com base nos
seguintes itens: tema e estado da arte, objeto e corpus, problema de pesquisa,
objetivos, hipóteses, justificativa, quadro teórico, metodologia, bibliografia e
normas da ABNT.
A disciplina tem por objetivo instrumentalizar o aluno na elaboração de seu
projeto de pesquisa assim como estimular leituras críticas de textos de
fundamentação teórica e promover reflexões em grupo. Em relação à linha de
pesquisa, a disciplina busca compreender o universo das mídias e suas relações
com os sistemas da cultura. As práticas culturais serão estudadas em seus fluxos
comunicacionais (trocas, transmissões e traduções). As discussões são
fundamentadas a partir do paradigma da complexidade, criação enquanto
processo em rede e métodos da arqueologia das mídias. O conteúdo da disciplina
versa sobre os temas: construção do problema da pesquisa, revisão bibliográfica
e estado da arte, fundamentação teórica, definição de objetivos, materiais e
métodos, escrita científica e formatação. O quadro teórico‐epistemológico de
referência envolve, entre outros, Peirce; Foucault; Deleuze e Guattari; Agamben;
Leão e Salles. Em termos metodológicos, o curso é composto por aulas, discussões
em grupo e seminários. A avaliação é processual e envolve: seminários, leituras,
participação nas discussões em sala de aula e nas redes online; redação final e
apresentação do projeto.

Bibliografia Básica
AGAMBEN, Giorgio (2009). The signature of all things: on method. New York, Zone
Books.
FOUCAULT, Michel (2004). A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense
Universitária.
HERTZ, G. E J. Parikka (2012). ‘Zombie Media: Circuit Bending Media Archeology
into an Art Method’, Leonardo, October 2012, Vol. 45, No. 5: 424‐430.
LEÃO, Lucia (2011). Paradigmas dos processos de criação em mídias digitais: uma
cartografia. Virus, v. 6, p. 05‐27.
PEIRCE, Charles Sanders (1998). The Architecture of Theories. In: Browning, D.,
William T. Myers. Philosophers of process. New York: Fordham University Press.

Bibliografia Complementar
BENJAMIN, Walter (1986). Reflections: Essays, Aphorism and Autobiographical
Writings. New York: Schocken Books.
DALLOW, Peter. (2003). Representing Creativeness: Practice‐Based Approaches
to Research in the Creative Arts. Art, Design and Communication in Higher
Education 2(1).
DELEUZE, G., GUATTARI, F. (1992). O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34.
GALLOWAY, Alexander R, Eugene Thacker, McKenzie Wark (2013).
Excommunication: Three Inquiries in Media and Mediation. Chicago: The
University of Chicago Press.
LEÃO, Lucia; Salles, Cecilia (2011). A pesquisa em processos de criação: três
perspectivas. In: 20º Encontro Nacional da Anpap: Subjetividade, utopias e
fabulações, Rio de Janeiro.

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