RESUMO DE PESQUISA


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Pós-graduação Stricto Sensu
PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA


RESUMO DE PESQUISA


O presente documento tem por finalidade reunir os principais indicadores metodológicos para a elaboração de um Resumo de pesquisa, válido tanto para Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, quanto para Memoriais de Exame de Qualificação. Os elementos são os seguintes:

a) O título e o subtítulo devem sintetizar, de modo claro, objetivo e representativo, a questão ou problemática científica que motiva a pesquisa. Devem-se evitar títulos metafóricos e/ou ambíguos. Títulos-fantasia devem ser reservados ao formato livro, caso o trabalho venha a ser publicado.
b) O resumo, deve abordar todos os itens de um projeto de pesquisa, a saber: problema de pesquisa, estado da arte, hipóteses, objetivos, delimitação, justificativa, quadro teórico e metodologia. Nos próximos itens são detalhados alguns aspectos específicos.
c) Ao detalhar a base metodológica da pesquisa o resumo deve indicar os autores e teorias que foram fundamentais para dar conta dos vários objetivos e etapas da pesquisa. Quais as bases teóricas de análise e interpretação? Como a pesquisa se liga ao estado da arte do campo da Comunicação no Brasil e no exterior, principalmente no que se refere à subárea em que se insere o trabalho?
d) Definir o corpus de análise e interpretação, demonstrando sua relevância à luz da questão ou problemática proposta. Essa explicitação deve incluir o período de análise.
e) Apresentar as conclusões alcançadas durante o processo de pesquisa. Convém salientar, nesse âmbito, a especificidade desta, sobretudo no caso do Doutorado. Por exemplo: houve resultados novos, encaminhamentos relevantes para a área, aspectos que merecem destaque?
f) Os conceitos fundamentais da pesquisa devem ser definidos na primeira vez em que forem utilizados.
g) Devem ser evitados: parágrafos, frases negativas, símbolos e contrações não-usuais, fórmulas, diagramas e demais elementos dispensáveis a um discurso de síntese.
h) O resumo deve ter, no máximo 2000 caracteres com espaços, ser redigido em fonte Times New Roman, corpo 12, em espaçamento simples.
i) Palavras-chave: recomendam-se no máximo seis. Palavras-chaves não devem ser escolhidas de modo idiossincrático, pois são marcadores que abrem campos semânticos de investigação, por meio dos quais outros pesquisadores tomarão conhecimento da pesquisa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apontamento e Anotações - aula 5 - 22/09

Aulas 2_2020