Apontamentos Aula 3 - 1/9/2011
Disciplina: Seminário de Pesquisa
Profa. Dra. Lucia Leão
Modelos de Comunicação
1) Informacional [Emissor – Meio – Receptor] – Modelo Clássico ou Tradicional
- O meio tem que ser transparente (neutro), não podendo interferir no processo comunicacional.
- Modelo muito útil em diversos processos de comunicação/criação. Ex.: Videogame, Internet Banking e E-commerce.
- Este paradigma (processo de comunicação) valoriza a mensagem. Despreza o meio, as mídias.
- Todas as teorias e procedimentos práticos cuja a principal atenção é o conteúdo.
Paradoxo: {Shannon criou este modelo com objetivo de auxiliar os engenheiros num processo de comunicação eficiente. Redução da comunicação de forma mínima, criação dos bits 0, 1}
- Hermenêutica - ciência que se preocupa com a busca do sentido (interpretação) dos textos (filmes, romances, fotografias,..). Se interessa pelo significado dos textos e não pelas características dos meios. Todos os textos possuem infinitas interpretações.
- Semiótica discursiva – Se interessa em interpretar o discurso. As materialidades e os meios utilizados pela comunicação são desconsiderados.
2) Modelo Midiático
- As pesquisas vão se interessar pela materialidade dos meios.
- Materialidade: características intrínsecas das mídias.
Mc Luhan
- O meio é a mensagem. Ou seja, qualquer meio carrega informação.
Premissas:
- Nenhum meio é neutro/transparente;
- Todo meio tem seu significado;
- Os meios determinam os possíveis significados que serão extraídos. A partir destes meios nós podemos pensar de forma transcendental (ir além do meio).
Comentários
Postar um comentário