Apontamentos Aula 3 - 1/9/2011

Disciplina: Seminário de Pesquisa

Profa. Dra. Lucia Leão


Modelos de Comunicação

1) Informacional [Emissor – Meio – Receptor] – Modelo Clássico ou Tradicional

  • O meio tem que ser transparente (neutro), não podendo interferir no processo comunicacional.
  • Modelo muito útil em diversos processos de comunicação/criação. Ex.: Videogame, Internet Banking e E-commerce.
  • Este paradigma (processo de comunicação) valoriza a mensagem. Despreza o meio, as mídias.
  • Todas as teorias e procedimentos práticos cuja a principal atenção é o conteúdo.

Paradoxo: {Shannon criou este modelo com objetivo de auxiliar os engenheiros num processo de comunicação eficiente. Redução da comunicação de forma mínima, criação dos bits 0, 1}

  • Hermenêutica - ciência que se preocupa com a busca do sentido (interpretação) dos textos (filmes, romances, fotografias,..). Se interessa pelo significado dos textos e não pelas características dos meios. Todos os textos possuem infinitas interpretações.
  • Semiótica discursiva – Se interessa em interpretar o discurso. As materialidades e os meios utilizados pela comunicação são desconsiderados.

2) Modelo Midiático

  • As pesquisas vão se interessar pela materialidade dos meios.
  • Materialidade: características intrínsecas das mídias.
O interesse surge quando os artistas, criadores, designers, publicitários começam a olhar para os meios com o intuito de trabalhar junto, colaborar. O que este meio com essas características pode me oferecer?

Mc Luhan

  • O meio é a mensagem. Ou seja, qualquer meio carrega informação.

Premissas:

  • Nenhum meio é neutro/transparente;
  • Todo meio tem seu significado;
  • Os meios determinam os possíveis significados que serão extraídos. A partir destes meios nós podemos pensar de forma transcendental (ir além do meio).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apontamento e Anotações - aula 5 - 22/09

Próximas Aulas

Spectralina