Atividade Seminário de Pesquisa II

Aplicação dos Pressupostos de Friedrich A. Kittler apresentados na introdução do livro Discourse Networks 1800/1900 (Redes de Inscrição) segundo David Wellbery.


Atividade proposta pela Professora Dra Lúcia Leão

Paula Marques de Carvalho – Mestranda - COS


O objetivo geral da minha pesquisa é compreender o processo de criação do podcast - programas de áudio que podem ser assinados via RSS que estão inseridos em uma interface gráfica - a partir da perspectiva da criação em rede e de obra em processo, compartilhada por produtores e usuários. O objeto da pesquisa é precisamente podcasts em áudio, produzidos no Brasil a partir de iniciativas pessoais e que se encontram inseridos em interfaces como blogs ou sites.

Tendo em vista o objetivo da construção deste texto, qual seja, a aplicação dos pressupostos de Friedrich A. Kittler apresentados na introdução de seu livro - Discourse Networks 1800/1900 - segundo David Wellbery ao tema ou objeto da minha pesquisa, faz-se necessário primeiramente lançar uma base teórica para a construção deste resumo.

O trabalho de Kittler pode, segundo David Wellbery, ser definido com base em três premissas básicas: exterioridade, medialidade e corporalidade. Pontuarei brevemente cada uma dessas premissas no decorrer do texto seguido de sua aplicação ao tema.

A primeira premissa é o pressuposto da exterioridade que resumo na seguinte frase: “uma rede de discurso tem o caráter exterior de sua tecnologia”. De acordo com Kittler, isso significa que as tecnologias de inscrição, de comunicação, não são “meros instrumentos com os quais os sujeitos produzem seus significados”, na realidade, como afirma Felinto (2001, p.11), “[...] elas antes representam o horizonte a partir do qual algo como o próprio sentido em geral pode surgir”.

O pressuposto da exterioridade busca descrever as características intrínsecas da mídia a partir de um olhar externo, vista do lado de fora, levando em consideração o sentido e o não-sentido produzidos pelo aparato tecnológico ou a mídia utilizada com o propósito de comunicação. No caso da minha pesquisa são as mídias utilizadas no processo de criação/produção, distribuição e acesso ao podcast: Computador, tablet, celular, internet/web, software agregador, blog/site - interface gráfica.

Pontuando mais claramente as mídias e suas funções nesse processo:

1) Papel ou documento virtual - onde ficam as pautas e/ou breve roteiro que guia a gravação.

2) Computador

a) Tela de leitura (Roteiro virtual)

b) Sistema de registro de áudio captado através de um aparato de input (microfone) e manipulado por um sistema lógico(software)

3) Internet/web (pelo computador)

a) Meio de acesso para os participantes remotos (que não estão no estúdio) (via skype ou outros sistemas)

b) Plataforma de pesquisa em tempo real.

4) Site/Blog (Interface gráfica)

a) Apresentação do “encarte” do programa com upload de vídeos, postagem de textos e imagens.

b) Upload da mídia em áudio/programa.

c) Interação com os usuários após upload.

5) Computador, Tablet, celular – Interação com usuários.

Para ter acesso a essa mídia, o seu público precisa, primeiramente, de um aparato digital com computador, tablet, celular, e acesso à internet: acesso ao blog/site onde será possível baixar ou assinar o conteúdo. No caso de já haver a assinatura, utiliza-se um software agregador instalado também nos meios acima citados que baixam o conteúdo automaticamente se estiverem conectados a internet após a atualização pelo produtor.

A segunda premissa é o pressuposto da medialidade, onde metodologicamente, Kittler expande o conceito de meio, extendendo-o a todos os domínios de intercâmbio cultural. A mídia é determinada pelo seu campo histórico e consequentemente pelas possibilidades tecnológicas pertencentes ao seu tempo. É dentro deste contexto relacional que em minha pesquisa busco compreender como se dá a relação entre produtores e usuários através do computador utilizando plataforma web, serviço de email e a interface gráfica do blog/site e a relação entre matrizes de diferentes linguagens na constituição do podcast.

A terceira é última premissa é o pressuposto da corporealidade. Kittler afirma que toda mídia tem um corpo e que este está inserido no tempo e no espaço, por isso é preciso considerar o contexto temporal deste corpo para proceder em uma análise. Em minha pesquisa isso significa buscar repostas para as seguintes perguntas: Onde e quando ocorre a criação? A escolha do tema, a seleção de pauta, a produção do roteiro, a gravação, a edição? É feito de forma individual ou em equipe? Em que etapa deste processo ocorre a interação entre produtores e usuários do podcast?

Para finalizar essa exposição trago a idéia de Felinto em seu texto - Materialidades da Comunicação: Por um Novo Lugar da Matéria na Teoria da Comunicação- onde o autor afirma que a conclusão geral que podemos extrair dos conceitos aqui apresentados é bem sintetizada por Karl Ludwig Pfeiffer: “o instrumental tecnológico (technological hardware) – em produção, gravação e armazenamento e reprodução – ‘exerce influência’ ou de fato ‘determina’ o que se apresenta como mundos semânticos, simbólicos, espirituais ou mundos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apontamento e Anotações - aula 5 - 22/09

Próximas Aulas

Spectralina